O Serpro, empresa de processamento de dados do governo federal, está investindo no projeto para a certificação digital de 20 mil auditores fiscais da Receita Federal. Segundo o diretor de tecnologia do órgão, Antonio Sergio Borba Cangiano, este é um desafio que implica no aperfeiçoamento constante do nível de serviços para poder atender a todos os requisitos exigidos por um projeto desse porte.
De acordo com Cangiano, o projeto não envolve apenas a certificação dos auditores da Receita, mas também todo o processo de manutenção dos certificados e a certificação dos aplicativos que vierem a ser utilizados pelos auditores. "Isso implica em ter processos de certificação em tempo real", enfatizou.
O diretor do Serpro acrescentou ainda que o desenvolvimento do projeto para a Receita Federal implica em ter uma solução com alta disponibilidade, alta capacidade e desempenho. Para isso, segundo Cangiano, o Serpro já investiu recursos da ordem de R$ 14 milhões e estão previstos novos investimentos no total de R$ 12 milhões.
O executivo revelou que os procedimentos desenvolvidos no projeto com a Receita Federal serão aproveitados também para a certificação de 3 mil funcionários da Polícia Federal, entre delegados, agentes e pessoal administrativo. "A idéia é que já façam o logon com o certificado digital para ligar as estações de trabalho."