Os órgãos reguladores europeus do setor de tecnologia decidiram se juntar à Federal Trade Commission (FTC), comissão do governo dos Estados Unidos que fiscaliza contratos comerciais e dados fiscais de empresas e pessoas físicas, para investigar a política para o desenvolvimento de aplicativos móveis da Apple.
Segundo fontes próximas ao assunto informaram ao jornal The New York Post na terça-feira, 10, a Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia, quer ajudar o governo dos EUA a esclarecer se a proibição de uso de ferramentas de desenvolvimento de terceiros na loja de aplicativos da Apple para uso no iPhone, iPad e iPod Touch atrapalha a competição no setor ou não. Outro aspecto a ser analisado pela investigação conjunta, dizem as fontes, é o fim do suporte à tecnologia Flash, desenvolvida pela Adobe, nesses aparelhos.
De acordo com o jornal americano, as investigações vão durar entre quatro e seis meses e não têm valor jurídico. Procurados pelo The New York Post, nem a Apple nem a FTC, nem Comissão Europeia, quiseram se pronunciar sobre o assunto.
- Ferramentas