Ultrapassar a fronteira do RS$100 milhões de faturamento é o desafio da Sankhya, empresa de ERP para grandes e médias empresas, que nasceu em 1989 na cidade mineira de Uberlândia, marca que não está longe de ser atingida, pois no primeiro semestre de 2016 registrou maior número de vendas desde a sua fundação. Em 2015, a Sankhya atingiu o faturamento de R$ 85 milhões.
Para Felipe Calixto, diretor presidente da Sankhya, esse recorde tem duas razões principais. A primeira é que com a atual situação econômica as empresas precisam melhorar a gestão do negócio, aperfeiçoando e otimizando processos internos para se tornarem mais lucrativas e competitivas diante desse cenário.
A segunda está na forma da empresa atuar no mercado, concorrendo com varais empresas de gestão empresarial nacionais e multinacionais. "Nossa proposta exclusiva de valor se encaixa perfeitamente no cenário que estamos vivendo, pois que alia tecnologias inovadoras, 100% disponíveis na web e em dispositivos móveis, com ferramentas que medem o grau de maturidade da gestão, como o Maha Gestão (desenvolvido pelo próprio Grupo Sankhya e que possibilitou inclusive a criação de uma spin off, que atua até no exterior), e metodologias que acompanham a evolução gerencial do negócio, após a implantação. "Esses processos reforçam o compromisso com os resultados do cliente e nos ajudam a entender melhor seus desafios, e como podemos auxiliá-los".
Antes de a Sankhya começar a trabalhar na implantação do software em um cliente, ela aplica a metodologia batizada da Maha, que faz uma análise que aponta os pontos fortes e fracos da empresa frente às melhores práticas por cada área de processo, identificando os GAPs e os riscos, possibilitando também uma comparação com o setor e os benchmarkings.
Após a implantação ela faz a Visita de Acompanhamento Gerencial (VAG), para melhorar ainda mais a qualidade do atendimento oferecido aos clientes, iniciativa que destaca como um dos principais diferenciais de mercado da empresa. "Criamos também esse modelo de visitas periódicas que, acompanhando os avanços necessários para uma gestão cada vez melhor", explica Calixto, acrescentando que ao mesmo tempo ela se preocupa em passar conhecimentos relevantes de gestão empresarial e administração empresarial, para que o dirigente da empresa tenha uma visão objetiva do desempenho do seu próprio negócio. "Algumas empresas, por exemplo, não tem alocação correta de custos e margem de contribuição de alguma área ou atividade que realiza, para que se obtenha a noção correta da sua situação financeira".
"A VAG cria um círculo virtuoso de evolução, mostrando aos clientes que a implantação do ERP é apenas o primeiro passo rumo a uma gestão mais eficiente. A ela devem se somar novas etapas, como conhecer bem os processos e o negócio; aplicar cada vez mais os conceitos de administração; preparar e treinar as pessoas; garantir a evolução dos processos; e analisar os resultados sistematicamente", afirma.
Outro fator relevante é que o sistema de gestão empresarial está disponível de forma nativa para qualquer dispositivo móvel, seja tablet ou smartphone, possibilitando ao executivo obter informações gerenciais no critério e formato que desejar para tomada de decisão onde quer que esteja, de forma rápida, devido à tecnologia que integra os dados das diversas fontes para elaboração dos gráficos gerenciais.
Para empresas que precisam de sistema de automação de força de vendas, a Sankhya fez parceria com a empresa catarinense WMW. Com ele, o cliente poder tirar pedidos, organizar comissões, ver rentabilidade do item, indicar produtos rentáveis, analisar gráficos de vendas e acompanhar o desempenho da equipe no mapa. "Como já existia no mercado uma ferramenta eficiente para esse mercado, resolvemos incorporá-la ao invés de dedicar tempo e esforços exigidos para o desenvolvimento", explicou Calixto.
Para estimular a colaboração entre os clientes, a empresa disponibiliza uma espécie de "lojas de aplicativos", onde eles podem publicar plugins, desenvolvimentos, experiências de uso, etc, de forma gratuita.
Mercado
Outro fator que proporciono esse crescimento foi o investimento na expansão geográfica e na consolidação das Unidades de Negócio. Recentemente adquiriu as franqueais de São José do Rio Preto e Ribeirão Preto, e vai abri uma na cidade de São José de Campos. "Abrimos novas unidades e profissionalizamos nossos canais de distribuição, renovando times e contratando os melhores profissionais do mercado, adotando um programa de excelência baseado em meritocracia".
No primeiro semestre do ano, os setores que mais cresceram foram os de serviços e atacado distribuidor. Ela também está investindo no segmento de agronegócios, pois seu produto tem total aderência ao segmento que promete ser promissor nesse segundo semestre.
Atualmente a empresa está presente em 10 estados do País, mais o Distrito Federal, com 21 Unidades de Negócios que atuam na comercialização e implantação de suas soluções. Conta com uma equipe de mais de 600 funcionários e mais de 6000 clientes no país.