Durante a pandemia, a conveniência bateu à porta do consumidor. Empórios e minimercados de bairro passaram por um crescimento sem precedentes, inclusive com a chegada de empresas de grande porte ao setor e popularização novos formatos, como lojas autônomas, híbridas ou dentro de condomínios. De olho no aquecimento do setor com grande potencial para o futuro, a Linx, empresa líder em tecnologia para o varejo, com 45,6% de market share do setor, anuncia uma nova vertical de negócio, a "Mercado de Proximidade", dedicada a desenvolver e implementar softwares e ferramentas que solucionem as dores desses varejistas que se posicionam perto do consumidor final.
A nova frente de negócio oferecerá tecnologia de ponta a ponta para o varejo de vizinhança, como lojas de conveniência, mercados, minimercados, açougues, bombonieres, padarias, lojas de bebidas, empórios, mercearias e até lojas em condomínios. A aposta vem para posicionar a empresa em um nicho novo, mas que deve ganhar ainda mais força após a pandemia.
Dados da Nielsen revelam que em 2019, mercados de "conveniência" derivados de hipermercados e supermercados somavam mais de 3.100 unidades no Brasil, o que representou um crescimento de 35% em três anos. E a tendência é esse número aumentar. Além disso, uma pesquisa da Accenture de agosto de 2020 revelou que 56% das pessoas estão mudando os hábitos para comprar mais do comércio local e 79% planejam comprar ainda mais nesses estabelecimentos após a pandemia, que segue acelerando as transformações. Para exemplificar como o varejista do setor também está mudando o comportamento, dados da GFK Brasil revelaram que 37,9% dos donos de pequenos estabelecimentos fizeram mudanças no mix de produtos nas lojas em 2020, e 11,5% ampliaram ofertas para produtos mais buscados por conta da pandemia.
Com o rápido crescimento dos comércios do gênero e a pressa para se posicionar no mercado, o varejista não tem se atentado à importância do sistema de gestão, principalmente se não é um franqueado.
De acordo com o especialista, os principais desafios desse varejista estão na digitalização da operação, cadastro de produtos, controle de estoques, implementação do delivery e sistema adequado para expandir o negócio.
Primeira solução para o nicho
Para solucionar os gargalos, a nova vertical chega junto ao lançamento do Linx Empório, primeira solução dedicada aos mercados de proximidade. Com três opções de pacote para adesão – Pop, Pro e Autônoma -, a ferramenta oferece um sistema de gestão completo com simplicidade, eficiência, escalabilidade e automatização.
Pensando na fidelização dos clientes, a solução também possibilita um controle preciso para criação de promoções, descontos e programas de fidelidade.