Implementando a nova rede da indústria inteligente

0

A turbulência nas cadeias de suprimentos globais provocadas pela pandemia e  pelas recentes incertezas geopolíticas destacou a necessidade da indústria brasileira repensar e adaptar suas cadeias de suprimentos para lidar com eventos internacionais imprevisíveis. Além disso, com a crescente crise de qualificação na força de trabalho, fica claro que os fabricantes precisam considerar uma nova abordagem para se manterem competitivos. É, então, fundamental abordar as principais lacunas e criar uma maior agilidade nos negócios, incorporando recursos digitais avançados às cadeias de suprimentos. Nesse sentido, a necessidade de manufatura de alta tecnologia é mais essencial do que nunca.

Indústrias capazes de traçar um caminho para a indústria inteligente poderão criar uma série de vantagens comerciais – impulsionando receita, aumentando a eficiência da produção e reduzindo custos, além de transformar suas forças de trabalho. Mas eles enfrentam vários desafios relacionados a sistemas legados, segurança e conectividade. Nesse aspecto, uma rede moderna e inteligente é fundamental.

Qualquer nova abordagem de transformação digital só será bem-sucedida se for segura – por isso, um sistema abrangente de segurança cibernética deve ser aspecto indispensável de qualquer esforço para trazer ainda mais dispositivos IoT para a rede. O acesso ampliado a dados permitido pelos dispositivos IoT é frequentemente bidirecional – se a rede puder acessar os dispositivos para coletar dados, a rede também poderá ser acessada a partir dos dispositivos.

Isso representa uma ameaça considerável, pois sem as medidas adequadas de segurança cibernética, como segmentação dinâmica em nível de rede ou arquitetura Zero Trust, esses dispositivos IoT podem se tornar enormes riscos de segurança minando a vantagem competitiva de uma organização e a confiança dos clientes.

Diante disso, a utilização de dispositivos IoT para colher os dados que permitirão às plantas industriais aprimorar suas operações também deve ser acompanhada de um sistema de segurança cibernética abrangente a fim de evitar que os dispositivos IoT se tornem um vetor potencial para exploração maliciosa. Além de colher os benefícios da indústria de alta tecnologia, como conveniência e economia, os fabricantes também devem procurar soluções como segmentação de rede e SD-WAN para mitigar problemas com privacidade e segurança de dados.

Escalabilidade e integração

As indústrias devem utilizar as soluções de rede inteligente de última geração que sejam não apenas seguras, mas também fáceis de implementar, manter e dimensionar, se quiserem ter o melhor da indústria inteligente.

Uma abordagem de rede integrada no cenário de indústria atual é frequentemente caracterizada pela inteligência da rede automatizada, facilidade de implementação, bem como funcionalidades de rede amplamente aprimoradas. As indústrias que integraram com sucesso essa abordagem a suas operações desfrutam de uma melhoria significativa no desempenho da rede, mesmo à medida que continuam a aumentar o número de dispositivos IoT, de borda e de automação em sua infraestrutura.

As redes inteligentes são capazes de ajustar dinamicamente as conexões para garantir que os componentes essenciais não tenham o desempenho prejudicado, ao mesmo tempo que mantêm um desempenho razoável para o restante dos dispositivos. A infraestrutura de rede interna também está suportando de forma crescente serviços de localização, permitindo dados de localização cada vez mais precisos para dispositivos conectados.

Esses dados abrem as portas para uma nova onda de otimização, com a capacidade de rastrear equipamentos internos, automatizados ou não, fornecendo precisão de GPS e padronização para algoritmos de otimização. Melhorias correspondentes no gerenciamento de recursos também se tornam possíveis, permitindo que as empresas aproveitem ao máximo os recursos que, antes, estavam ociosos.

Tecnologias emergentes

Com uma rede segura e escalável implementada, é possível voltar a atenção com confiança às tecnologias emergentes. Computação em nuvem, analytics, inteligência artificial e machine learning são apenas algumas das tecnologias da Indústria 4.0 que as indústrias inovadoras estão incorporando a suas operações.

Com a conectividade de rede de alto desempenho acompanhada de uma solução robusta de SD-WAN, a CELSA, uma das principais multinacionais europeias de aço longo, transformou a maneira como conecta e gerencia a comunicação e a colaboração entre suas localidades remotas de fabricação. A plataforma nativa da nuvem Aruba Central forneceu um serviço unificado de gestão de infraestrutura em um único painel, AIOps, segurança e relatórios – reunindo 70 locais internacionais sob uma gestão unificada. A CELSA estima uma economia de custos em torno de 40%, que pode ser utilizada para financiar novos empreendimentos.

As tecnologias emergentes e as ferramentas de fabricação inteligente de última geração permitem que as indústrias preparem sua infraestrutura para o futuro, além de garantir resiliência e escalabilidade em suas cadeias de suprimentos. A intuitividade desses sistemas inteligentes também garante que todo o processo, desde a instalação até o uso, seja realizado de forma simples, com um tempo mínimo de adaptação por parte dos colaboradores.

A indústria foi fortemente impactada pela pandemia e por tensões geopolíticas. Nessa situação, a defesa da digitalização nunca foi tão convincente. A implementação da tecnologia digital correta desempenha um papel essencial, pois não se trata mais de obter uma vantagem competitiva, mas de uma corrida pela sobrevivência.

Uma abordagem de indústria inteligente impulsionada por uma rede moderna ajuda as empresas a atingir o potencial transformador da Indústria 4.0, abrindo novas oportunidades para o crescimento sustentável dos negócios. Uma rede segura e escalável, integrada a tecnologias inteligentes, como robótica e automação de IA, apoia essa transformação.

Flavio Póvoa, Systems Engineering Manager da HPE Aruba Networking.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.