Índia e Brasil discutem acordos bilaterais

0

O primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, desembarcou nesta segunda-feira, dia 11/09, no Brasil para negociar acordos bilaterais com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O Brasil está recebendo a visita de um chefe de governo indiano depois de 38 anos. O último representante do país asiático que esteve aqui foi Indira Gandhi, em 1968.

Singh tem um encontro com o presidente Lula nesta terça-feira, dia 12, em Brasília, onde deverá assinar acordos com o governo brasileiro, informa a agenda do Itamaraty. Não se sabe que parcerias serão formadas entre os dois países, mas o setor de TI está em compasso de espera, aguardando alguma aliança entre as duas nações.

Em entrevista recente à revista TI Inside, o cônsul geral da Índia, Yogeshwar Varma, informou que seu país tem muito interesse em estabelecer cooperação com empresas brasileiras de tecnologia da informação para explorar tanto o mercado local quanto o de offshore.

Varma mencionou uma atuação conjunta entre as duas indústrias para exportar serviços para Europa, mercado onde os indianos ainda tateiam com muita timidez. Os indianos são grandes vendedores de serviços para os EUA, mas têm dificuldade para entrar na Itália, Espanha e Alemanha, exemplificou o cônsul.

Além de se reunir com o presidente Lula, o primeiro-ministro indiano também participa na quarta-feira, dia 13/09 da 1ª Reunião de Cúpula do Fórum de Diálogo Índia-Brasil-África do Sul (Ibas), que será realizada em Brasília pelo Ministério de Relações Exteriores.

O evento é para formação de um grupo de trabalho para elaborar as bases de acordo de livre comércio entre o Mercosul, a Índia e a União Aduaneira da África Austral.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.