A Mercado Eletrônico, dona do portal de negociações eletrônicas entre empresas, anunciou compra da Synex Technologies, fornecedora de serviços e soluções de colaboração. Juntas, as duas companhias somam R$ 36 bilhões em volume de negócios transacionados em uma base de 40 mil clientes (valores consolidados em 2006). O valor da aquisição não foi revelado pelas empresas.
Segundo o presidente da Mercado Eletrônico, Eduardo Nader, o objetivo com a aquisição é avançar na oferta de serviços diferenciados à base de clientes da empresa, ampliando a oferta de serviços de supply chain management (gestão da cadeia de suprimentos), já que as soluções da Synex suprem toda a cadeia de negócios. Com a solução de colaboração, diz ele, os clientes que obtinham valor agregado nos processos de suprimentos passam a ganhar também nos procedimentos de venda e logística, áreas antes pouco exploradas pela empresa.
Nader conta que a Mercado Eletrônico analisou várias empresas no mercado de colaboração, porém a Synex foi a que apresentou a solução mais condizente com o objetivo da companhia. ?Na definição de estratégia deste ano, consideramos a possibilidade de expandir nossos serviços para o mercado de colaboração, com o objetivo de contemplar a nossa comunidade de mais de 40 mil companhias. Avaliamos o mercado e concluímos as negociações com a Synex, pela flexibilidade operacional, pela robustez da plataforma e pelas soluções de inteligência de gestão e controle das comunidades?, revela.
Essa é a segunda aquisição da Mercado Eletrônico, que em 2002 adquiriu uma empresa com oferta de soluções em comércio eletrônico, especializada no segmento de construção civil.