A Motorola lançou na quinta-feira, 10, seu primeiro smartphone com o sistema operacional do Google, o Android. Segundo o jornal britânico Financial Times, o aparelho, que pretende fazer frente ao iPhone, da Apple, representa a primeira iniciativa pós-crise com o intuito de reanimar o mercado de comunicações móveis nos Estados Unidos.
Segundo Sanjay Jha, co-CEO da Motorola, o lançamento do aparelho, batizado de Cliq nos EUA e Dext nos demais países, indica um reposicionamento nos negócios da fabricante. Ele diz que a empresa quer deixar de ser apenas voltada a serviços de voz para transformar a transferência de dados em seu principal foco de atuação.
O Cliq é o primeiro passo da Motorola para tentar diferenciar seus smartphones dos rivais por meio de uma interface chamada Motoblur, que sincroniza contatos, recados, mensagens e fotos de fontes como Facebook, MySpace, Gmail e outros serviços de e-mail. "A forma como esses smartphones serão recebidos pelos consumidores e como ele se comportará no mercado serão fatores definitivos sobre como atuaremos daqui pra frente", adiantou Jha.
- Lance decisivo