As vendas de computadores no Brasil mantiveram no segundo trimestre a tendência de queda registrada nos primeiros três meses do ano e apresentaram nova redução de 10% em relação ao mesmo período no ano passado, totalizando 3,6 milhões de unidades comercializadas. Segundo dados da IDC Brasil, a flutuação do dólar, cujo preço aumentou ainda mais no segundo trimestre, afetou principalmente o mercado corporativo, segmento em que as vendas tiveram maior queda no período — 15% contra 7% no segmento de consumo —, ao contrário do verificado no primeiro trimestre.
Mas se por um lado a quantidade de equipamentos vendidos diminuiu, por outro lado a receita cresceu, atingindo R$ 5,7 bilhões — 1,2% a mais do que no segundo trimestre de 2012. De acordo com a consultoria, o contraste nos resultados de volume e receita se explica pelo aumento de 12% do preço médio dos PCs, que no segundo trimestre de 2012 era de R$ 1.412, enquanto neste ano é de R$1.580.
"A partir de maio, já começamos a ver um reajuste de preços dos PCs. O mercado passa por um momento de transição para novos formatos e tecnologia mais aprimorada", avalia Pedro Hagge, analista de mercado da IDC Brasil. Segundo ele, equipamentos com design mais fino, telas sensíveis ao toque e modelos conversíveis, com tela que pode ser separada e usada como tablet, devem conquistar espaço no mercado.
Diante do cenário atual, a IDC Brasil revisou para baixo a projeção de vendas de PCs para o ano, agora com uma estimativa de que 9%, ante os 8% previstos inicialmente.