VTEX investe para torna-se plataforma global para o ecossistema de comércio digital

0

Torna-se uma plataforma global de comércio eletrônico é o objetivo traçado pela VTEX, companhia brasileira que nasceu como um CRM para o mercado têxtil, tendo como nome original de "Vitrine Têxtil", e que agora está operando a dois anos e meio na Europa e já chegando em países distantes, com a Romênia. Na América Latina, também já está no México, Equador, Chile, Argentina, Peru e Colômbia. Além do Brasil, atua está em mais de 25 países com ambição de aumentar sua participação em mercados internacionais nos próximos anos, atingindo 100 países com operação em andamento até 2020.

Para alavancar esse crescimento, a empresa opera o e-commerce de marcas relevantes de consumo, como Sony, Disney, Walmart, Whirlpool, Coca-Cola, Lancôme, Avon e Lego, e de mais de 2 mil clientes globais.

A plataforma da VTEX IO fornece uma arquitetura exclusiva de microsserviços que permite que a empresa se desenvolva de maneira rápida, garantindo 13 mil releases por ano. Essa combinação de experiência em diversos mercados e produtos, permite oferecer uma solução robusta com um "Time to Market" imediato, com escalabilidade e melhor custo total de propriedade (TCO).

Ela se integra praticamente com todos os ERPs de mercado, facilitando a logística e gestão de estoque dos clientes. Essa integração também permite a integração com meios de pagamento, como Apple Pay, por exemplo.

Alessandro Gil da Vtex. (Foto Marcelo Justo)

Alessandro Gil, Chief Experience Officer (CXO) da VTEX, diz que as empresas que utilizam a plataforma verificam um aumento de até 54% em suas taxas de conversão e uma taxa de abandono de carrinhos de compras significativamente baixa. Um exemplo disso é o SmartCheckout, tecnologia focada no aumento das taxas de conversão dos clientes por meio de uma segura e intuitiva ferramenta one-click sem obrigação de uso de senha durante o processo. Outro destaque é o VTEX Insights, aplicativo mobile que oferece aos varejistas acesso estratégico aos seus dados de negócio por meio de inteligência artificial. 

Omnicanalidade

A grande aposta da companhia para este ano é o fortalecimento da omnicanalidade, conceito que integra as plataformas off-line e online de uma marca em prol da oferta de uma mesma experiência de consumo em todas elas, gerando múltiplas oportunidades de expansão de negócio e receita para os clientes. "60% do trafego dos consumidores é mobile, mas dependendo do tipo de produto, a porcentagem de finalização da compra através de PC ainda é muito grande", esclarece.

Para atender o cliente, a plataforma de VTEX além de integrar os estoques online e offline, oferece ao varejistas a oportunidade de acompanhar em tempo real, de maneira centralizada, todo o inventário disponível em sua área de atuação, podendo direcionar o pedido para a localização mais próxima do endereço do consumidor, permitindo a redução de custos, menor tempo de entrega e uma melhor experiência de compra para o cliente.

O OMS – Order Management System (Sistema de Gerenciamento de Pedidos), é o módulo da VTEX responsável pela exibição e gestão dos pedidos da loja. Além de  integrar todos os canais possíveis – vendedor, comprador, loja online, loja física, entregador, cliente entre outros –  ainda oferece ao varejista a otimização do seu estoque, uma única base de captação de dados do cliente e do pedido, geração de mais tráfego na loja física, menos rupturas, informações de navegação dos compradores e aumento de vendas, permitindo uma análise 360 de todo o negócio. Ainda, a solução permite integração com qualquer plataforma, de maneira 100% escalável.

"O VTEX OMS é mais do que dar a opção de realizar o pedido online e retirar na loja, experimentar o produto ao vivo e realizar a compra via internet, ter um atendimento personalizado com recomendação de produtos em lojas físicas com base nos dados obtidos online. Para que tudo isso funcione, é vital uma visibilidade total do estoque da loja e uma gestão eficiente de pedidos onde quer que ele aconteça ou seja entregue. Além disso, manter as informações dos clientes centralizadas e atualizadas é fundamental para entender seu comportamento, aumentar as vendas e gerir melhor os estoques", garante o CXO da VTEX.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.