Desafio constante nas empresas, a melhoria de performance em vendas faz com que o mercado se movimente e busque cada vez mais ferramentas para alçar o crescimento em resultados. O principal canal de venda, na maioria dos casos, ainda é o vendedor, a equipe comercial das companhias, responsável pela venda B2B. Segundo pesquisas, 65% do tempo dos operadores de vendas (inside e field sales) são ocupados com atividades não relacionadas à venda, implicando que 57% dos vendedores não atingem suas metas.
Pensando e vivenciando esse desafio dentro da própria empresa, os sócios do marketplace Zeca, Laerte de Souza Junior e Lucas Stefenon Fachini, desenvolveram uma solução baseada em Inteligência Artificial que traz mais eficácia para atividades-chave da rotina de um vendedor, como cotação e recomendação de produtos. A nova ferramenta chamada Zeca Copiloto alcançou 86% de acerto na identificação de produto, com uma redução de 50% no tempo de resposta ao vendedor.
"O Zeca é um copiloto de vendas para WhatsApp indicado para o mercado B2B que, utilizando inteligência artificial, fornece cotações e recomendações ao vendedor de maneira ágil e eficiente, reduzindo ações manuais e resultando em mais vendas. Nos últimos anos, o WhatsApp é a ferramenta mais utilizada entre comprador e vendedor, então procuramos agilizar essas trocas. Sabemos que os compradores, principalmente os pequenos, sofrem demais com essa falta de tempo na hora de pedir uma mercadoria e o Whatsapp é o vínculo dele com a indústria", analisa Laerte.
A nova ferramenta vem ganhando espaço e já faz parte do processo de vendas de grandes marcas como Aurora, Pamplona, Cunhapan, Burguer Foods, Copapel, Tirol, entre outras.
Como funciona
Na prática, o vendedor recebe uma solicitação de cotação, encaminha essa mensagem – seja de áudio, texto ou PDF – para o whatsapp do Zeca Copiloto, a ferramenta interpreta e transcreve esse pedido criando, em segundos, uma cotação estruturada e uma recomendação baseada no comportamento de compras anteriores daquele cliente. A Inteligência Artificial retorna com a cotação do produto e o vendedor pode enviá-la, em minutos, ao cliente que a solicitou.
"Nos bastidores a plataforma identifica no catálogo da empresa quais as opções do produto solicitado pelo cliente. O processo vai do catálogo de produtos, passando por Data Pipeline, Embedding Model e Vector Database. Quando o Copiloto recebe uma demanda, já interpreta quais outros produtos fazem sentido para dar uma resposta ao cliente – considerando o produto mais indicado para aquela solicitação, disponibilidade de estoque, alguma promoção vigente ou histórico daquele cliente, do segmento ou da indústria", explica Lucas.
Diferencial
Este é o primeiro Copiloto de vendas do mercado com a proposta de automatizar os processos de cotação e trabalho de mix do cliente, utilizando Inteligência Artificial. A integração com WhatsApp, principal canal de comunicação do Brasil, permitiu que o hábito conversacional entre cliente e vendedor fosse mantido, ficando ainda mais atraente às empresas e de fácil operação para os vendedores.
"Na plataforma conseguimos identificar os detalhes dos clientes baseado em frequência, recência e valor. Isso aumenta em 33% a venda de ofertas promocionais. Por isso, a GenAi permite que times de vendas, internos ou externos, ganhem mais eficiência, rapidez e assertividade no contato com os clientes", finaliza Laerte.