Red Hat lança plataforma para desenvolvimento de IA generativa no código aberto

0

O Red Hat Enterprise Linux AI acaba de ser disponibilizado a clientes em todo os cantos do mundo. O RHEL AI é a plataforma de modelos de base da Red Hat, que permite aos usuários desenvolver, testar e executar modelos de IA generativa (gen AI) de forma mais integrada para potencializar aplicações empresariais dentro da nuvem híbrida.

A solução reúne a família de large language models (LLM) Granite com licença de código aberto e as ferramentas de alinhamento de modelos InstructLab, com base na metodologia Large-scale Alignment for chatBots (LAB), empacotada como uma imagem RHEL otimizada e inicializável para implantações de servidores individuais na nuvem híbrida.

Embora o potencial da gen AI seja imenso, os custos associados à aquisição, treinamento e ajuste fino de LLMs podem ser astronômicos, com o valor de treinamento de alguns modelos de ponta chegando a quase US$ 200 milhões antes do lançamento.

O investimento não inclui os gastos de alinhamento para necessidades ou dados específicos de uma determinada organização, o que normalmente requer cientistas de dados ou desenvolvedores altamente especializados para realizar a tarefa. Independentemente do modelo selecionado para uma aplicação, o alinhamento ainda será necessário para operar com dados e processos específicos da empresa, tornando a eficiência e a agilidade essenciais para a IA em vários ambientes de aplicação.

A Red Hat acredita que, na próxima década, modelos de IA menores, mais eficientes e desenvolvidos sob medida serão um componente substancial no desenvolvimento do TI empresarial, juntamente com aplicações nativas em nuvem.

Mas, para conseguir isso, a gen AI precisa ser mais acessível, flexível e disponível, desde a democratização de custos até seus contribuidores e onde ela poderá operar na nuvem híbrida. Por décadas, comunidades de código aberto têm ajudado a resolver desafios semelhantes para problemas complexos de software por meio de contribuições de diversos grupos de usuários; uma abordagem parecida pode reduzir as barreiras para adotar efetivamente a gen AI.

O RHEL AI já está disponível pelo Red Hat Customer Portal para operar on-premises ou para upload no AWS e IBM Cloud no formato "bring your own subscription" (BYOS). A oferta BYOS no Azure e Google Cloud deve ser lançada no 4T 2024 e o RHEL AI também deve estar disponível no IBM Cloud como serviço no fim deste ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.