Os dispositivos inteligentes – os chamados aparelhos smart – estão cada vez mais presentes nos hábitos de consumo dos brasileiros. É o que aponta o Smart Economy Report 2024, levantamento realizado pela consultoria Bip sobre os impactos da tecnologia nos hábitos de compra no varejo virtual e físico. No Brasil, os dispositivos inteligentes já são utilizados por 45% dos consumidores pesquisados pela consultoria em compras realizadas em canais digitais e on-line.
A opção pelos dispositivos inteligentes se dá desde realizar tarefas simples, como fazer uma lista de compras, e se estende em pesquisas de qualidade do produto, marca, serviço ou loja, comparação de preços, assim como para receber notificação quando o valor diminuir.
A leitura de QR Code e as funções por voz também passaram a fazer parte dos hábitos de consumo dos brasileiros. Ambas as tecnologias são utilizadas por 41% dos entrevistados, de acordo com o levantamento da consultoria. O Chatbot é a tecnologia menos usada por brasileiros (21%).
De acordo com o levantamento, o consumidor brasileiro está cada vez mais presente em canais online e digitais: 48% dos entrevistados utilizam 'sempre' ou 'quase sempre' os canais on-line e digitais em suas compras, enquanto 34% compram igualmente em canais digitais e lojas físicas. Ao todo 82% dos brasileiros já utilizam os canais on-line e digitais para realizar compras.
A pesquisa ouviu 304 consumidores na amostragem, a maioria dos entrevistados se identifica como mulher (54% da amostragem) e tem um perfil jovem, com 71% dos entrevistados com até 44 anos de idade e apenas 5% com mais de 65 anos de idade.
Perfil de consumo
Segundo o levantamento, os pesquisados brasileiros têm uma alta frequência de compras: 66% costumam comprar algo pessoal ou para a casa semanalmente (34% diariamente e 32% semanalmente). A maioria dos brasileiros faz compras principalmente em lojas de grande porte (53%) e a categoria mais frequentemente comprada é a de produtos de mercado/supermercado (21% diariamente e 55% semanalmente).
A compra direta através de mídias sociais é uma realidade consolidada. Mais de 50% dos consumidores usam as mídias sociais para descobrir novos produtos. Recursos como "Compre agora" integrados a sistemas de pagamento rápido (por exemplo, Apple Pay) tornam a compra mais imediata e atraente
"A evolução tecnológica com soluções de agentes da IA explica o crescimento da experiência digital em todo o mundo. Estamos passando por uma transformação sem precedentes, impulsionada pela tecnologia, sendo o impacto digital e social no comportamento de compras inegável. O mesmo acontece com o desejo de experiência do usuário, que é cada vez mais uma prioridade dos clientes. Percebemos que este cenário trará maior competição ao setor varejistas com maiores benefícios para o consumidor", diz Derick Do Rosário, sócio da consultoria no Brasil
Satisfação
Os fatores com maior importância para a experiência do consumidor nas compras em lojas físicas e em canais online e digitais e os graus de satisfação com essas experiências também foram levantados. Em relação aos canais on-line/digitais, 60% dos consumidores no Brasil se dizem satisfeitos ou muito satisfeitos.