Uso de dispositivos inteligentes cresce entre consumidores brasileiros

0

Os dispositivos inteligentes – os chamados aparelhos smart – estão cada vez mais presentes nos hábitos de consumo dos brasileiros. É o que aponta o Smart Economy Report 2024, levantamento realizado pela consultoria Bip sobre os impactos da tecnologia nos hábitos de compra no varejo virtual e físico. No Brasil, os dispositivos inteligentes já são utilizados por 45% dos consumidores pesquisados pela consultoria em compras realizadas em canais digitais e on-line.

A opção pelos dispositivos inteligentes se dá desde realizar tarefas simples, como fazer uma lista de compras, e se estende em pesquisas de qualidade do produto, marca, serviço ou loja, comparação de preços, assim como para receber notificação quando o valor diminuir.

A leitura de QR Code e as funções por voz também passaram a fazer parte dos hábitos de consumo dos brasileiros. Ambas as tecnologias são utilizadas por 41% dos entrevistados, de acordo com o levantamento da consultoria. O Chatbot é a tecnologia menos usada por brasileiros (21%).

De acordo com o levantamento, o consumidor brasileiro está cada vez mais presente em canais online e digitais: 48% dos entrevistados utilizam 'sempre' ou 'quase sempre' os canais on-line e digitais em suas compras, enquanto 34% compram igualmente em canais digitais e lojas físicas. Ao todo 82% dos brasileiros já utilizam os canais on-line e digitais para realizar compras.

A pesquisa ouviu 304 consumidores na amostragem, a maioria dos entrevistados se identifica como mulher (54% da amostragem) e tem um perfil jovem, com 71% dos entrevistados com até 44 anos de idade e apenas 5% com mais de 65 anos de idade.

Perfil de consumo

Segundo o levantamento, os pesquisados brasileiros têm uma alta frequência de compras: 66% costumam comprar algo pessoal ou para a casa semanalmente (34% diariamente e 32% semanalmente). A maioria dos brasileiros faz compras principalmente em lojas de grande porte (53%) e a categoria mais frequentemente comprada é a de produtos de mercado/supermercado (21% diariamente e 55% semanalmente).

A compra direta através de mídias sociais é uma realidade consolidada. Mais de 50% dos consumidores usam as mídias sociais para descobrir novos produtos. Recursos como "Compre agora" integrados a sistemas de pagamento rápido (por exemplo, Apple Pay) tornam a compra mais imediata e atraente

"A evolução tecnológica com soluções de agentes da IA explica o crescimento da experiência digital em todo o mundo. Estamos passando por uma transformação sem precedentes, impulsionada pela tecnologia, sendo o impacto digital e social no comportamento de compras inegável. O mesmo acontece com o desejo de experiência do usuário, que é cada vez mais uma prioridade dos clientes. Percebemos que este cenário trará maior competição ao setor varejistas com maiores benefícios para o consumidor", diz Derick Do Rosário, sócio da consultoria no Brasil

Satisfação

Os fatores com maior importância para a experiência do consumidor nas compras em lojas físicas e em canais online e digitais e os graus de satisfação com essas experiências também foram levantados. Em relação aos canais on-line/digitais, 60% dos consumidores no Brasil se dizem satisfeitos ou muito satisfeitos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.