O período de vendas do varejo eletrônico para o Dia das Crianças, que vai de 28/9 a 12/10 deve superar o faturamento do ano anterior e apresentar crescimento de 70%, com faturamento aproximado de R$ 184 milhões frente aos R$ 108 milhões de 2005. A projeção é da E-Bit, empresa especializada em pesquisas para internet.
Apesar de a data não ser a mais aquecida do varejo, no comércio eletrônico a expectativa da empresa é de que haja um crescimento grande em relação ao mesmo período do ano passado devido ao desempenho exibido pelo setor nos primeiros oito meses deste ano. Na lista de produtos mais vendidos, os brinquedos que geralmente, em participação, oscilam entre 1 e 2% devem aquecer as vendas e podem chegar a figurar em até 6% de todas as compras feitas pela internet no período, já que são os presentes preferidos pelas crianças.
Já para o segmento de CDs, DVDs e vídeos que geralmente ocupam a liderança, a tendência é de que as vendas esfriem ? devido ao aumento do uso de arquivos em MP3 ? dando lugar para o comércio de produtos eletroeletrônicos e informática.
Além dessas tendências, é esperado também que a categoria de livros, jornais e revistas se mantenha com participação estável, apesar da probabilidade de assumir o primeiro lugar na lista dos mais vendidos com a queda das vendas de títulos de CD, DVD e Vídeo. ?Em 2005 a previsão foi de 40% no aumento das vendas para o Dia das Crianças, uma das datas comemorativas do segundo semestre do ano. Porém, com o grande aumento do número de e-consumidores e a freqüência do uso do canal, a previsão para este ano é que o faturamento seja por volta de 70% maior do que há um ano.?, diz Pedro Guasti, diretor geral da E-bit.
Entre os fatores apontados por Guasti para o crescimento, destacam-se a praticidade e a velocidade que a internet proporciona para comparar preços e o crescimento do uso de banda larga nas compras virtuais.