Produtos vendidos via internet têm deflação de 2,7% em outubro

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Neste mês de outubro, o preço dos produtos vendidos via internet sofreu deflação de 2,7%, segundo o índice e-flation, desenvolvido pelo Provar (Programa de Administração do Varejo), da Fundação Instituto de Administração (FIA), em parceria com a Canal Varejo, consultoria em varejo de bens e serviços, para registrar a movimentação de preços de produtos consumidos de maneira on-line. Em relação ao mês de setembro, o índice verificou uma diminuição significativa nos preços, especialmente, na categoria Viagem e Turismo (13,25%), setor responsável pela inflação do mês anterior.

De acordo com o levantamento, entre as categorias que registraram deflação estão Livros (8,27%), Produtos para casa (6,08%), Informática (3,70%) e, inusitadamente, Brinquedos (2,03%). Por outro lado, observou-se discreta inflação para as categorias Linha Branca (0,13%), Perfumaria (0,95%), CDs e DVDs (1,72%) e Telefonia, que registrou a maior alta, com 3,87%, já indicando a tendência de crescimento fomentada pelas compras natalinas. Já na avaliação da cesta composta apenas por automóveis, o índice registrou deflação de 0,60 % para o período.

Em relação aos resultados dos 12 últimos meses, segundo Claudio Felisoni, coordenador geral do Provar/FIA o índice e-flation contabiliza 12,8% de deflação.

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