O portal de busca de vídeos britânico Blinkx irá remunerar usuários que permitirem a veiculação de propagandas em seus vídeos postados em blogs, páginas pessoais ou redes de relacionamento, segundo informou o jornal americano The New York Times. Cada vez que o vídeo postado for selecionado, o sistema do portal escolherá uma propaganda cadastrada em seu banco de dados e a colocará em um dos dois lugares disponíveis para publicidade ? na parte de baixo do vídeo ou em tela fora da janela principal.
Cada vez que a propaganda for clicada, o site hospedeiro receberá uma parte do pagamento da publicidade. As taxas variam, mas segundo o jornal, o internauta deve ganhar alguns centavos por cada clique.
O fundador e executivo-chefe do Blinkx, Suranga Chandratillake, disse que a idéia de combinar vídeo online e publicidade é competir com o YouTube, portal de compartilhamento de vídeos mais popular da iternet.
O Blinkx opera com um sistema de busca baseado na tecnologia de transcrição de "fala-para-texto", por meio do qual faz uma ?varredura? em vídeos encontrados na rede. Hoje, o sistema conta com mais de 14 milhões de horas para busca e cerca de 200 empresas de mídia parceiras.