Não é somente em números de usuários que as mídias sociais estão experimentando rápida expansão. A receita mundial proveniente do uso de tecnologias baseadas na web e móveis deve crescer 41,1% neste ano e totalizar US$ 10,3 bilhões, contra US$ 7,3 bilhões registrados em 2010, de acordo com o Gartner. Segundo a consultoria, a expansão se manterá acelerada nos próximos anos fazendo com que o mercado de mídias sociais movimente US$ 14,9 bilhões em 2012, alta de 44,6% em relação a este ano. Para 2015, o Gartner prevê que o montante chegará a US$ 29,1 bilhões.
A publicidade em mídias sociais continua respondendo pela maior parcela da receita, sendo que neste ano deve totalizar US$ 5,5 bilhões, cifra que saltará para US$ 8,2 bilhões em 2012. A receita oriunda da venda de games sociais alcançará US$ 3,2 bilhões neste ano e US$ 4,5 bilhões, em 2012. Já receita com assinaturas – cobradas por serviços premium por algumas redes sociais como o LinkedIn – totalizará US$ 236 milhões neste ano e US$ 313 milhões no ano que vem.