Uma nova tecnologia que coleta dados pessoais foi integrada à última versão do sistema operacional para dispositivos móveis da Apple, o iOS6. O Identificador para Anunciantes (IFA, na sigla em inglês) é um número aleatório e anônimo atribuído ao usuário e seu dispositivo. Mas, de acordo com o site Business Insider, o número é temporário e pode ser bloqueado.
O IFA funciona da seguinte maneira: quando o usuário utiliza um aplicativo ou navega na web, sua presença em determinada página gera uma chamada para um anúncio. O site que o usuário está procurando passa, em seguida, o IFA ao servidor de anúncios. O anunciante, então, é capaz de saber o que o usuário de um iPhone, por exemplo, está procurando e pode gerar um anúncio segmentado. O IFA não identifica o usuário pessoalmente, apenas fornece dados de audiência para os anunciantes dispararem publicidade.
A tecnologia substitui o Identificador Único de Dispositivo (UDID, na sigla em inglês), que foi desativado pela Apple no ano passado, depois de gerar inúmeros processos por invasão de privacidade e coleta de dados pessoais sem autorização. Já nessa nova tecnologia, o usuário tem a opção de desativar o número, porém, além da desativação estar “escondida” nas configurações do dispositivo, a Apple não menciona o IFA na página de lançamento do iOS 6.