Apple utiliza nova tecnologia de coleta de dados de usuários para anunciantes

0

Uma nova tecnologia que coleta dados pessoais foi integrada à última versão do sistema operacional para dispositivos móveis da Apple, o iOS6. O Identificador para Anunciantes (IFA, na sigla em inglês) é um número aleatório e anônimo atribuído ao usuário e seu dispositivo. Mas, de acordo com o site Business Insider, o número é temporário e pode ser bloqueado.

O IFA funciona da seguinte maneira: quando o usuário utiliza um aplicativo ou navega na web, sua presença em determinada página gera uma chamada para um anúncio. O site que o usuário está procurando passa, em seguida, o IFA ao servidor de anúncios. O anunciante, então, é capaz de saber o que o usuário de um iPhone, por exemplo, está procurando e pode gerar um anúncio segmentado. O IFA não identifica o usuário pessoalmente, apenas fornece dados de audiência para os anunciantes dispararem publicidade.

A tecnologia substitui o Identificador Único de Dispositivo (UDID, na sigla em inglês), que foi desativado pela Apple no ano passado, depois de gerar inúmeros processos por invasão de privacidade e coleta de dados pessoais sem autorização. Já nessa nova tecnologia, o usuário tem a opção de desativar o número, porém, além da desativação estar “escondida” nas configurações do dispositivo, a Apple não menciona o IFA na página de lançamento do iOS 6.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.