As empresas especializadas em infraestrutura de telecomunicações interessadas em participar do programa cidades digitais poderão apresentar propostas até o dia 22 de outubro, conforme divulgou o Ministério das Comunicações. O pregão eletrônico, previsto para ocorrer na quarta-feira,10, foi adiado para o dia 23, para adequação do edital à regulamentação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e ao sistema de compras eletrônicas (Comprasnet).
A seleção será realizada por lotes de municípios. No total, são sete lotes, o que abre a oportunidade para mais empresas concorrerem. As vencedoras do pregão eletrônico serão responsáveis por implantar a infraestrutura de telecomunicações nos 80 municípios selecionados pelo programa. O programa prevê a construção de um anel de fibra óptica que interliga os órgãos públicos locais e também a implantação de aplicativos que aprimorem a gestão municipal e facilitem a vida dos cidadãos. Para participar do pregão eletrônico, é preciso acessar o site www.comprasnet.gov.br.
O Ministério das Comunicações também prorrogou o prazo para as Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) dos Estados e do Distrito Federal se inscreverem no programa Redes Digitais da Cidadania. O objetivo do programa é apoiar projetos de inclusão digital que contribuam para a melhoria da gestão municipal, estimulem a competitividade e o desenvolvimento local.