As vendas mundiais de PCs tiveram retração no terceiro trimestre, com queda de pouco mais de 8% na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com dados do Gartner. O instituto de pesquisas aponta uma queda de 8,3%, enquanto a IDC indica um recuo de 8,6%. O total de equipamentos vendidos no período foi de 87,5 milhões.
"A fraqueza da economia mundial e questões sobre a saturação do mercado de PCs são certamente fatores responsáveis pelo resultado. Embora os preços dos ultrabooks tenham caído um pouco, ainda existem alguns desafios significativos com o lançamento do Windows 8 no próximo trimestre", comentou Jay Chou, analista da IDC.
No ranking do Gartner, que traz os cinco fabricantes que obtiveram melhor desempenho nas vendas no terceiro trimestre, a chinesa Lenovo aparece à frente da HP e lidera a lista com 15,7% de participação de mercado e 13,7 milhões de PCs vendidos, o que representa uma alta de 9,8% em relação a igual período do ano passado. Já a HP, na segunda colocação, obteve 15,5% de market share e 13,5 milhões de unidades vendidas, queda de 16,4% na mesma base de comparação. Em seguida vem a Dell, com 10,5% de representatividade, Acer (9,9%) e a Asus (7,3%).
Com uma diferença de menos de meio ponto percentual, a IDC aponta a HP como líder de mercado, com 15,9% de participação, e a Lenovo, em segundo, com 15,7%. Não muito diferentes dos números apresentados pelo Gartner, os resultados das demais fabricantes aparecem na mesma ordem no ranking, com pequenas variações nos índices de participação de mercado. A Dell, na terceira colocação, aparece com 10,8% de market share, seguida pela Acer (9,6%) e pela Asus (7,3%).