Edgar Serrano, ex-presidente e atual diretor financeiro do Seprorgs, sindicato das empresas de informática do Rio Grande do Sul, é o novo presidente da Federação Nacional das Empresas de Informática (Fenainfo).
Serrano, que é diretor-geral da DBC Company foi nomeado vice-presidente na chapa encabeçada por Márcio Girão, que irá para a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O objetivo da sua gestão será tratar de temas que fundamentais para o desenvolvimento do setor, como a desoneração da folha salarial, a terceirização e a criação de um marco regulatório para o software.
"Nossa bandeira é unificar as ações das 15 entidades patronais e ter uma voz mais efetiva junto ao Congresso Nacional sobre as questões que entravam o desenvolvimento da TI em todo país. Vamos discutir pautas que influenciam na competividade do setor, como a desoneração da folha salarial, onde os gigantes do mercado contam com uma tributação muito inferior, ou nula, em relação as pequenas e médias empresas, o que impacta diretamente nas suas receitas, dificultando seu crescimento", afirma Serrano.
A criação de um marco regulatório para o software também faz parte da estratégia da Fenainfo, segundo Serrano. A entidade trabalhará para estabelecer um projeto de lei para defesa do software, já que as leis vigentes são insuficientes quando se trata da questão. Além disso, a intenção é aumentar a sinergia com demais entidades do setor.