A Dattos anunciou a contratação de Luiz Fialho para o cargo de CFO. Com ampla experiência em análise de dados, o profissional assume a função para ajudar a empresa no objetivo de tornar-se uma referência em soluções de planejamento e gestão financeira das empresas. Internamente, um de seus principais objetivos será a automação e centralização de dados e informações para tomadas de decisão em tempo real e auxiliando em demandas estratégicas, como rodadas de investimento.
Engenheiro eletricista de formação, Fialho estudou Ciência de Dados na University of London e possui passagens por companhias de tecnologia, corporate venture capital e M&A, onde participou de mais de U$ 1 bilhão em transações, projetos de consultoria de orçamentação e geração de energia eólica, solar e hídrica, que somados chegavam a 1,2 GW.
Como estrategista de produto, o profissional já trabalhou na Startup Instructor Live, em Londres, na qual adquiriu o background necessário para criar, em seu retorno ao Brasil, a empresa de inteligência artificial para o agronegócio Polem. Ele também fundou uma marca de entretenimento por realidade virtual e depois se tornou sócio da inChurch, startup do setor religioso no qual ajudou a captar rodadas de investimento e crescer em mais de 300%.
De acordo com Fialho, integrar o time da Dattos é o sonho de qualquer CFO, justamente pelo fato da organização trazer soluções revolucionárias às áreas financeiras das empresas. "Existe uma dor gigantesca no mercado por conta das fontes de informação crescentes, que passam por esses setores de forma operacional. Por isso, os sistemas não sustentam os arquivos sem a diminuição da carga manual de processos", explica.
Para ele, as decisões estratégicas com base nas automações também servem como uma porta de entrada para o desenvolvimento de novos colaboradores. "Uma plataforma com ações de automação para praticamente todos os quesitos possibilita que os profissionais do segmento entrem na revolução tecnológica que o mercado demanda, adaptando-os ao formato e à velocidade que o futuro requer", diz o novo CFO.
Nesse sentido, o CEO e fundador da Dattos, Guilherme Pessoa, ressalta que o especialista vai estruturar uma área de análise de dados, a fim de trazer insights em diversos âmbitos. "Ele tem algumas contratações previstas para 2023. A ideia é que toda a sua expertise no tema culmine em estratégias para vários contextos, como vendas, marketing e produtos", destaca. "Fialho será o responsável por elevar o nível do nosso planejamento financeiro a longo prazo, conduzindo soluções para o que chamamos de 'controladorias do futuro'", finaliza.