Durante o Next '22, nesta terça-feira, 11, o Google Cloud anunciou novos clientes, parcerias e inovações de produtos para ajudar organizações de todos os tamanhos, em diferentes setores, a se adaptarem às novas expectativas dos clientes e constantes mudanças nos mercados globais.
"O evento deste ano ocorre em um ponto de inflexão no setor de nuvem", disse Thomas Kurian, CEO do Google Cloud. "Os dados e a Inteligência Artificial estão transformando tudo ao nosso redor, e ecossistemas abertos e conectados são essenciais para tudo o que fazemos. Esta semana, temos o orgulho de anunciar inovações de nuvem que ajudam as empresas a adotar a abertura e a interoperabilidade, além de celebrar as incríveis conquistas de nossos clientes e parceiros."
Uma nuvem de dados aberta
Hoje, o Google Cloud anunciou passos significativos para fornecer a nuvem de dados mais aberta, extensível e poderosa do setor, juntamente com novos aplicativos e serviços para colocar a poderosa e aplicada tecnologia de IA do Google nas mãos de mais especialistas em dados. As inovações anunciadas hoje incluem:
• Suporte do Big Query para dados não estruturados, um novo recurso que expandirá significativamente a capacidade das pessoas de analisar todos os tipos de dados
• Looker Studio, um pacote completo de business intelligence empresarial baseado na unificação do Looker e do Google Data Studio.
• Translation Hub, um novo agente de IA de tradução em escala empresarial que permite que as organizações localizem conteúdo de maneira econômica em mais de 135 idiomas.
• Vertex AI Vision, um novo serviço que torna a visão computacional e reconhecimento de imagem com IA mais acessível aos profissionais de dados.
Infraestrutura fácil, transformadora e aberta
Para melhor ajudar organizações de todos os tipos e tamanhos a executar no Google Cloud, em edge ou em seus data centers, a empresa está anunciando uma série de atualizações de infraestrutura e migração, incluindo:
• Cinco novas regiões do Google Cloud chegando à Áustria, Grécia, Noruega, África do Sul e Suécia.
• Migration Center, que reúne ferramentas de avaliação, planejamento, migração e modernização em um único local.
• Dual Run, que ajudará a remover os obstáculos mais comuns da migração de mainframes com mais de 20 anos de idade para a nuvem.
Um hub de colaboração integrado e alimentado por IA
Para ajudar as equipes híbridas a se comunicar e colaborar, além de criar, compartilhar ideias e trabalhar com segurança em qualquer lugar, o Google Cloud anunciou inovações no Google Workspace e no ecossistema de parceiros que ajudarão as organizações a transformar a maneira como trabalham, incluindo:
• Novos recursos no Google Meet como o speaker spotlight, que permite aos apresentadores envolver melhor seu público e incorporar o vídeo diretamente no Google Apresentações, e o enquadramento adaptável com câmeras com inteligência artificial da Huddly e da Logitech, que permite que todos em uma sala de conferência sejam vistos claramente
• Melhorias no Smart Canvas com elementos básicos personalizados no Google Docs, permitindo que as empresas criem seus próprios modelos e que podem ser facilmente acessados por todos os usuários; e ícones inteligentes para aplicativos de terceiros, incluindo AODocs, Atlassian, Asana, Figma, Miro, Tableau e ZenDesk.
• Novos aprimoramentos de segurança, incluindo regras de prevenção contra perda de dados (DLP) para o Chat e a extensão da criptografia do lado do cliente para Gmail e Agenda.
Ferramentas de segurança avançadas para proteger o que é importante
O aumento das ameaças de segurança cibernética fez com que todas as empresas repensassem sua postura de segurança. Com a recente aquisição da Mandiant, o Google Cloud está ampliando sua liderança e experiência em segurança cibernética para ajudar os clientes a permanecerem protegidos em todas as fases do ciclo de segurança. Confira as principais novidades em segurança:
• Chronicle Security Operations, um conjunto de software moderno e baseado na nuvem que permite às equipes de segurança cibernética detectarem, investigarem e responderem a ameaças com a velocidade, a escala e a inteligência do Google.
• Confidential Space, uma nova solução no portfólio de Computação Confidencial, que permite às organizações executarem tarefas como análise conjunta de dados e treinamento de modelo de Machine Learning(ML).
• Software Delivery Shield, uma solução de segurança de cadeia de fornecimento de software de ponta a ponta totalmente gerenciada para ajudar os clientes a proteger melhor a integridade do software que sustenta seus negócios.
• Uma expansão significativa do ecossistema de nuvem confiável da empresa, apresentando novas integrações e ofertas com mais de 20 parceiros focados em soberania digital e segurança cibernética.
Fornecendo computação de última geração para empresas
A combinação dos fortes pontos técnicos do Google, respaldados por sua escala única e profunda experiência em conectar essa tecnologia a produtos de consumo e ecossistemas, permite que o Google Cloud coloque as ferramentas de amanhã nas mãos das organizações hoje. Os novos desenvolvimentos anunciados no Next '22 incluem:
• O Projeto Starline, que cria um modelo 3D de uma pessoa, fazendo com que pareça que estão sentados na mesma sala, entrará em sua próxima fase de testes com um programa de acesso antecipado para parceiros corporativos.
• Uma parceria estratégica com a Coinbase ajudará a atender o crescente ecossistema Web3 e seus desenvolvedores. A parceria se baseia em anúncios recentes da Web3 com Nansen , BNB Chain , Sky Mavis e NEAR Protocol.
Novas formas para as organizações se desenvolverem de forma sustentável
O Google Cloud opera a nuvem mais limpa do setor e tem o compromisso de ajudar os clientes fazendo mudanças duradouras por meio de produtos e serviços que minimizem o impacto ambiental. Hoje, a empresa anunciou que o Google Cloud Carbon Footprint, agora, está com disponibilidade geral e é fornecido gratuitamente para todos os clientes no console da nuvem. Além disso, rotas ecológicas chegarão em breve à Google Maps Platform para desenvolvedores e ajudarão empresas de compartilhamento de viagens e entregas a incorporar rotas ecológicas em seus aplicativos para os motoristas.
No início deste ano, o Google anunciou a designação Google Cloud Ready – Sustainability para dimensionar melhor seus esforços e ajudar empresas e governos globais a acelerar seus programas de sustentabilidade. Desde então, mais de 20 parceiros alcançaram a designação.