O futuro do trabalho está no desenvolvimento conjunto da satisfação do colaborador e experiência do cliente, diz estudo TGT/ISG

0

O futuro do trabalho caminha para um ambiente em que a experiência do cliente está diretamente ligada à experiência do colaborador, como prevê o estudo ISG Provider Lens Future of Work Services and Solutions 2022. De acordo com o relatório produzido e distribuído pela TGT Consult no Brasil, a adoção de tecnologias centradas nos colaboradores proporcionará um maior índice de engajamento e produtividade e a redefinição dos modelos empresariais e operacionais, utilizando novas tecnologias em conjunto com as áreas de recursos humanos e explorando as possibilidades de como utilizá-las e alcançar os resultados desejados.

O relatório indica que os serviços gerenciados de tecnologias do local de trabalho desempenham um papel fundamental no funcionamento da estrutura phygital -combinação entre o espaço físico e digital. "Todos os setores evoluíram nesse segmento, mas a área de serviços acaba evoluindo com maior agilidade por não ter a necessidade do trabalho presencial para produzir", destaca Elaine Barth, analista líder da TGT Consult/ISG e autora do estudo.

Segundo a autora, o destaque fica com a percepção da importância da satisfação dos colaboradores: a adoção crescente de modelos de trabalho híbridos e remotos e o crescente número de casos de burnout, aumentou a gestão do bem-estar do colaborador nas empresas no Brasil. A gestão estratégica de recursos humanos agora foca também em gerir a experiência do colaborador com formato de trabalho mais flexíveis, aceleração digital, mudanças de métricas de produtividade, aproximação com os colaboradores, oferta de benefícios flexíveis, educação continuada e saúde mental.

"As empresas agora entendem o quanto é importante ter indicadores de felicidade e passam a incluir nesse modelo os processos de negócios para análise de persona. Dessa forma, é possível entender o que o colaborador precisa para produzir e ter o engajamento na organização, e isso se reflete no atendimento ao cliente. Quando comparamos o Brasil com a realidade global, percebemos que os grandes projetos de transformação digital na área da experiência do consumidor e do colaborador passam a ser estratégicos e ter uma participação expressiva dos orçamentos destas organizações, assim como no resto do mundo", comenta a autora.

De acordo com o relatório, os fornecedores estão entregando serviços com automação e outras tecnologias de self-service para se diferenciarem dos seus concorrentes no digital workplace, além de que cada vez mais as companhias têm buscado complementar suas iniciativas ESG com tecnologias que melhorem a experiência de seus usuários e reduzam o deslocamento físico de seus colaboradores, clientes e parceiros. Para conquistar maiores índices de retenção, atração de colaboradores, produtividade, criatividade e engajamento, as companhias precisam fazer uma revisão combinada das tecnologias, processos, mecanismos de segurança, estrutura de governança, serviços e foco significativo na experiência e bem-estar dos funcionários.

Cabe ao fornecedor, com seu serviço de consultoria estratégica, auxiliar na definição do modelo de trabalho mais adequado para cada empresa. A analista da TGT/ISG destaca que, para contratar os melhores fornecedores, é necessário verificar se a companhia tem casos de sucesso focados nisso. "É importante trazer a área de recursos humanos para esse debate. Os líderes muitas vezes não entendem ou não reconhecem como este foco em produtividade é relevante e ainda são preocupados em ter esse controle de carga horária ou se a pessoa está ou não na frente dispositivo para trabalhar", finaliza.

O relatório ISG Provider Lens Future of Work — Services and Solutions 2022 para o Brasil avalia os recursos de 24 fornecedores em quatro quadrantes: Workplace Strategy Transformation Services, Managed Workplace Services — End User Technology, Digital Service Desk and Workplace Support Services e Managed Employee Experience Services.

O relatório nomeia a Unisys como líder em todos os quatro quadrantes. Ele nomeia Capgemini, DXC Technology, Kyndryl, Stefanini e Wipro como Líderes em três quadrantes cada e Logicalis e SONDA como Líderes em dois quadrantes cada. Accenture, Algar Tech, Dedalus Prime e Santo Digital são apontadas como Líderes em um quadrante cada.

Além disso, Stefanini e TIVIT são nomeadas como Rising Stars – empresas com "portfólio promissor" e "alto potencial futuro" pela definição do ISG – em um quadrante cada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.