Roubo de dados se equipara a anúncios falsos em golpes na venda de veiculos

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As pessoas estão cada vez mais digitais e isso se reflete também no mercado automotivo, com mais transações de compra e venda nas plataformas online. Se por um lado todos ganham com a facilidade e agilidade, a falta de conhecimento sobre como funcionam as negociações nesse ambiente pode deixar as pessoas mais expostas a golpes e fraudes. Diante desse cenário, as principais plataformas de compra e venda online do Brasil, iCarros, OLX e SóCarrão, se reuniram para a 2a edição da campanha de educação digital, Semana da Segurança, que acontece simultaneamente nas três plataformas e nas redes sociais das companhias até 13 de novembro, alertando sobre os principais golpes que acontecem do mercado de Autos e como os usuários podem se proteger.

A Pesquisa de mercado realizada para a edição deste ano, aponta que no 1o semestre de 2022 ocorreram cerca de 5 mil golpes/mês em transações de automóveis no ambiente online país. 65% foram relacionados a golpes para roubo de dados, ou seja, os fraudadores utilizam de engenharia social para extrair dados pessoais e bancários das pessoas, para depois o utilizarem em novos golpes, como o do Falso Intermediário, e 33% de Falso Anúncio, com veículos inexistentes para conseguir pagamento antecipado, ficando o comprador sem o carro e sem o dinheiro.

O prejuízo estimado com os golpes aplicados de janeiro a junho de 2022 foi de cerca de R$ 611 milhões. Um dos principais atributos dos anúncios fraudulentos para atrair as vítimas é o preço do veículo abaixo do mercado. O estudo levantou que em casos de golpes, esse valor fica entre 70% e 80% da tabela FIPE, enquanto os anúncios idôneos têm, em sua maioria, valores de 100% da tabela. Gol, Corolla e Celta são os modelos mais utilizados para aplicar golpes.

Perfil das vítimas

A maioria dos brasileiros que caíram em fraudes são homens (86%), contra 14% de mulheres. 55% das vítimas têm até 31 anos e 45% entre 32 e 45 anos.

A região sudeste é a que mais teve fraudes em Autos, com o estado de São Paulo liderando com 44%, seguido por Minas Gerais, 11%, e Rio de Janeiro, 7%.

O Brasil é o segundo país com mais crimes digitais, atrás apenas do México, e as fraudes são um problema comum do mercado eletrônico brasileiro. Mesmo com os investimentos realizados pelas plataformas para um ambiente mais seguro, a educação digital é um pilar importante nessa equação, por isso, o tema da campanha é: Segurança não tem concorrência.

Uma pesquisa complementar feita com 6.600 usuários das plataformas mostra que para 41% dos respondentes o preço é o item mais importante na hora de comprar um veículo, enquanto apenas 24% apontam segurança. Isso reforça a tática dos golpistas de utilizarem valores abaixo da tabela FIPE para atrair potenciais vítimas.

A pesquisa traz ainda, que vendedores se mostram mais cautelosos na hora da venda, com 82% afirmando que preferem negociar diretamente com o potencial comprador do que com intermediários. Já no caso dos compradores, 60% responderam que não se importam de negociar com quem se diga representante do proprietário do automóvel, como amigos ou parentes.

Quando questionados por qual canal preferem negociar ou pedir mais informações, 30% indicam aplicativos de mensagem, 29% encontros presenciais, 19% chat das plataformas e 15% telefone. Atrair a pessoa para fora das plataformas de negociação é a primeira medida dos fraudadores, que preferem seguir com a fraude em ambientes menos controlados e por onde não serão rastreados.

"A informação é a melhor forma de se proteger de golpes e fraudes e sabemos o quanto isso afeta o mercado e as pessoas. Juntos protegermos em dobro e com nossos usuários bem informados, sem dúvida, nos protegemos ainda mais", comenta Michele Vita, CEO do iCarros.

"Aliado aos investimentos em tecnologia, a educação digital é um pilar importante para evitar que os fraudadores utilizem de engenharia social para enganar as pessoas e aplicar golpes. É fundamental que os usuários entendam como funciona o processo de compra e venda, para que identifiquem atitudes suspeitas e quais são as maneiras mais seguras para negociar com segurança e ter uma boa experiência", destaca Beatriz Soares, diretora de Produto da OLX.

"Com mais acesso aos canais digitais, precisamos empoderar o usuário com informações de qualidade para que ele tenha consciência ao longo da jornada de buscas e aquisição de veículos, fornecer dados que ajudem na capacitação digital, investir em tecnologia focada na proteção e orientação. Tudo isso ajuda nessa conscientização dos clientes e dificulta as ações dos fraudadores. Contribuir com a segurança durante o processo de compra e venda é uma responsabilidade de todos os marketplaces automotivos", destaca Jefferson Rocha, CEO do SóCarrão.com.

Durante toda a semana, as empresas irão disponibilizar para as pessoas em suas redes sociais informações sobre negociações seguras e como identificar possíveis golpes, com textos e vídeos, além de uma página exclusiva sobre o tema www.semanadaseguranca.com.br

Confira abaixo as principais medidas que devem ser adotadas para se prevenir da ação dos fraudadores:

• Negociar diretamente com o proprietário do veículo ou com a pessoa que irá comprar o item, evite negociar com terceiros, como parentes, amigos ou revendedores não autorizados;

• Tire todas as dúvidas preferencialmente pelo chat e canais oficiais das plataformas, evitando levar a conversa para aplicativos de mensagem, que são ambientes menos controlados;

• Sempre marque uma visita para ver o veículo presencialmente antes de fechar o negócio e prefira locais públicos e movimentados, como estacionamentos de shoppings e supermercados e vá, de preferência, acompanhado e durante o dia;

• Antes de concluir o negócio, peça uma Vistoria Cautelar em uma empresa credenciada pelo Detran e vá junto com o dono do automóvel;

• Faça o pagamento apenas em uma conta em nome do proprietário do veículo e antes de depositar, verifique os dados direto com o proprietário;

• Se está vendendo, confirme os dados bancários da conta em que o valor do veículo deve ser depositado;

• Vendedor e comprador devem ir junto ao cartório fazer a transferência e o pagamento só deve ser feito quando a transação for concluída no cartório.

 

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