A partir desta semana e durante os próximos meses, várias companhias aéreas dos Estados Unidos começam a testar o serviço de acesso à internet em suas aeronaves. Uma das primeiras será a JetBlue Airways, que começou a oferecer nesta terça-feira (11/12) um serviço grátis de acesso a e-mail e a mensagens instantâneas em um de seus aviões. A American Airlines, Virgin America e Alaska Airlines também têm planos de oferecer conexão à web nos próximos meses, provavelmente com um custo em torno de US$ 10 por vôo.
"Eu acho que 2008 será o ano em que vamos finalmente começar a ver o acesso à internet em vôo tornar-se disponível", prevê Henry Harteveldt, analista da Forrester Research, ao dizer que acredita, porém, que a implantação dentro das aeronaves ainda terá um caminho muito bem calculado. "No entanto, em poucos anos, se você estiver em um vôo que não têm acesso à internet, será como estar em um quarto de hotel que não tem TV", disse ele ao jornal The New York Times.
O objetivo das companhias aéreas é tornar o acesso à web um equivalente aos hotspots para comunicação móvel em vôo. A Virgin América tem planos de instalar o sistema nos encostos das poltronas, permitindo que passageiros que não estão viajando com seus laptops e smartphones enviem mensagens durante o vôo. A rede poderá potencialmente ser usada também para a comunicação no interior do avião com os comissários de bordo para solicitar bebidas ou alimento, por exemplo.
Embora a tecnologia permita que o usuário faça chamadas telefônicas via internet, a maioria das operadoras dizem que não têm planos, por enquanto, de oferecer tal serviço.
Apesar de as empresas aéreas prometerem a oferta de serviços de internet, a única fabricante de aviões que anunciou a intenção de fornecer um sistema, que funcionaria por meio de alguns transportadores internacionais, foi a Boeing, mas que agora, ao que parece, sepultou a idéia.
O acesso que a JetBlue irá oferecer ainda será limitado. O teste em vôo poderá dar uma indicação clara dos desafios que as companhias aéreas e os seus parceiros tecnológicos terão pela frente para oferecer conexão à internet a 10,7 mil metros de altitude e à velocidade de 800 km/h. No caso da JetBlue, inicialmente os viajantes podem esperar dificuldades, como acesso mais lento e mais propenso a problemas de conexão.
"Muitas vezes, você só tem de colocar as coisas que estão por aí e ver o que acontece quando as pessoas tentam utilizá-las", disse Nate Quigley, principal executivo da LiveTV, empresa coligada à JetBlue, responsável pelo desenvolvimento do sistema de entretenimento em vôo da companhia. "Nós vamos encontrar os bugs e eventualmente obter respostas sobre como ele opera em vôo."
A LiveTV é uma das várias empresas que vêm trabalhando para introduzir o acesso à internet em aeronaves em 2008.