A GVT enviou, nesta quinta-feira, 11, comunicado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), informando que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou a concessão de financiamento à operadora no valor de R$ 615,9 milhões. A transação também foi aprovada em reunião do conselho de administração da companhia.
A operadora espera a liberação da primeira parte do financiamento, no valor de R$ 200 milhões, antes do fim deste ano. O restante será liberado em parcelas até o fim de 2011 de acordo com o cronograma de atividades de investimentos da operadora.
O contrato tem prazo de oito anos e meio, sendo dois anos e meio de carência para a amortização do principal, com pagamentos de juros somente, e seis anos para a amortização completa do principal, com incidência de juros. O pagamento final do financiamento está previsto para junho de 2017. A operação envolve dois indexadores, a TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo) e IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), além de "spread" (taxa de risco). A taxa de juros média da operação equivale a aproximadamente 85% do CDI (Certificado de Depósito Interbancário) ou 11,37% ao ano, considerando a taxa atual do CDI. As garantias previstas no contrato de financiamento são baseadas exclusivamente em ativos da companhia.
No comunicado, a GVT diz que, "com a contribuição dos recursos do financiamento, associada à forte geração de caixa proveniente da operação, estará totalmente preparada para realizar seu plano de expansão, assim como cumprir suas obrigações financeiras". A execução do contrato para essa operação está prevista para os próximos dias.
- Plano de expansão