Em um relatório especial com uma retrospectiva de 2013, a Opera Mediaworks selecionou as 6 principais tendências em anúncios móveis de acordo com sua plataforma de propaganda móvel, que atinge 400 milhões de consumidores por mês através de 60 bilhões de impressões.
As tendências são:
– O banner tradicional começa a perder importância como plataforma para anunciantes. Os banners tradicionais ainda representam mais da metade de todos os anúncios servidos através da plataforma Opera Mediaworks, as peças de mídia rica estão rapidamente ganhando aceitação. Além do volume de anúncios, as peças publicitárias de mídia rica devem contribuir ainda mais em termos de receitas de publicidade móvel em 2014.
– Anúncios de voz interativos aparecem no mercado. Em 2013, a Nuance Communications, proprietária das tecnologias atrás do Siri e Dragon Dictate, apresentou uma peça de mídia rica que usa a voz para interagir com clientes. A Opera Mediaworks foi a primeira plataforma a usar essa peça nos Estados Unidos, como parte de uma campanha para a linha aérea JetBlue. Outras campanhas usando a peça interativa estão previstas para o período de festas em 2013.
– Anunciantes atingiram um equilíbrio entre anúncios direcionados e privacidade. No início de 2013, o direcionamento de anúncios móveis era baseado principalmente em informações contextuais, como o tipo de conexão e dispositivo. Depois, outros meios de direcionar os anúncios foram adotados por publicitários, com taxas de conversão mais altas de métodos de otimização com mais ênfase em privacidade, como limites de frequência e segmentação por versão de SO.
– Android ganha a batalha de participação de mercado em publicidade móvel. O iPhone foi e continua sendo a maior fonte de receita dessa plataforma para a publicidade móvel, registrando um desempenho aproximadamente 10 pontos melhor que o Android em cada trimestre. Mas, a Samsung teve muito sucesso em termos de vendas móveis esse ano e aumentou o número total de dispositivos Android no mundo inteiro. Até o final do terceiro trimestre, a plataforma Android era o líder global em impressões de anúncios.
Para complementar o relatório, a Opera Mediaworks lançou uma linha do tempo chamado Marcos Móveis em 2013. A linha do tempo mostra os principais momentos do setor móvel em 2013, desde o lançamento do Samsung Galaxy S4 em março e sua campanha de publicidade móvel, até o release do iOS 7 em setembro, e sua adoção por 6 em cada 10 usuários móveis da Apple em apenas algumas semanas.