O grupo Adidas, que possui diversas marcas dos setores de vestuário, calçados e bens duráveis, está utilizando tecnologia para análise de grandes volumes de dados em tempo real para oferecer ao consumidor uma experiência de compra única, independente do ponto de venda, seja na loja, no site ou nos dispositivos móveis. A empresa está implementando a solução SAP Fashion Management com SAP HANA, aplicação que foi desenvolvida também em conjunto com a grife Tommy Hilfiger, Giorgio Armani e a fabricante de óculos de luxo Luxottica.
"Estamos crescendo rapidamente e registramos resultados muito positivos no varejo e especialmente no espaço de comércio eletrônico. Para nós a gestão multicanal é fator determinante para nos destacarmos ainda mais nos mercados de esportes e moda", destaca Kai Bienmueller, diretor de TI do grupo Adidas para soluções de ERP voltadas ao atacado.
A solução SAP Fashion Management também vai ajudar as operações de atacado, manufatura e varejo das marcas do grupo, unindo em uma única plataforma as melhores práticas de gestão de fabricação e vendas de produtos. "Com essa aplicação, finalmente, teremos um fluxo único da fábrica para a loja ou para nosso cliente de comércio eletrônico", diz Bienmueller.
Além disso, com os recursos de análise preditiva e de dados em tempo real, a solução da SAP específica para o setor de moda permite à Adidas obter mais informações sobre as demandas dos clientes. "Temos uma aplicação chamada mi adidas, que possibilita a personalização de sapatos e roupas. Sabendo quais estilos e cores os consumidores estão comprando na prateleira, bem como o que estão criando por conta própria, a adidas pode ter uma visão em tempo real sobre o que está sendo procurado agora e até se antecipar para as próximas tendências", exemplifica..
"A tecnologia da SAP tem como objetivo permitir que a Adidas gerencie os processos de negócios em um cenário de Big Data e de informações em tempo real, proporcionando maior eficiência na gestão, na interação com o cliente nos diversos canais de vendas, no lançamento de produtos e no controle de estoque", comenta Elia Chatah, especialista de soluções para o setor de varejo da SAP Brasil.