Pesquisa mostra que para 71% das pessoas tempo de deslocamento para o trabalho impacta na produtividade

0

O tempo de deslocamento diário da casa para o trabalho tem impacto direto na produtividade para 71% das pessoas entrevistadas pela pesquisa Alelo Hábitos do Trabalho, realizada pelo instituto Ipsos, nas 12 maiores regiões metropolitanas do país.

O transporte público, incluindo ônibus, metrô e trem, é o principal meio de deslocamento usado por 49% dos trabalhadores. A utilização de carros e motos próprios foi sinalizada por 37% dos pesquisados. Cada vez mais popular, o uso de aplicativos de mobilidade como Uber, 99, Cabify, entre outros, apareceu como a principal escolha para 16% dos empregados. Os entrevistados podiam indicar todas as opções que utilizam e, no geral, cada um usa de 1 a 2 meios em seu deslocamento.

Outra alternativa registrada foi o deslocamento feito por bicicletas e patinetes próprios, realizado por 5% dos entrevistados. Outros 3% utilizam as mesmas opções de micromobilidade só que por aplicativos de compartilhamento.

"A pesquisa oferece informações preciosas para compreendermos a realidade dos trabalhadores, nesse ambiente de transformações aceleradas na economia", afirma André Turquetto, diretor de Marketing e Produtos da Alelo. "Um exemplo: as novas tecnologias de mobilidade já fazem parte do dia a dia de muitas pessoas. Outro ponto importante é que a maior parte dos entrevistados expressou a percepção de que a qualidade e o tempo do deslocamento impactam a produtividade. As empresas precisam estar atentas a fatores como esse."

Do total de entrevistados que afirmaram que o deslocamento impacta em sua rotina profissional, 54% são homens, 58% pertencem a classe C e 56% estão na faixa etária entre 25 e 44 anos.

Nos grandes centros urbanos, o impacto do tempo de deslocamento é ainda mais relevante. A maior influência foi registrada na região metropolitana de São Paulo, de acordo com 24% dos empregados ouvidos, seguido pelo interior paulista com 19%. A parte central do Rio de Janeiro ficou em terceiro lugar, com a indicação de 13% dos entrevistados.

Alelo Mobilidade

Para a Alelo, mobilidade urbana é um dos pilares mais importantes. "Acompanhamos esses novos comportamentos para que possamos oferecer os produtos que permitam mais liberdade de escolha aos usuários e uma melhor gestão às empresas", acrescenta Turquetto.

Alinhada com as novas demandas e tendências, a empresa oferece o Alelo Mobilidade, um cartão para todos os tipos de modais urbanos, incluindo o abastecimento e pagamento de manutenção leve para o carro próprio, bem como outros tipos de transportes como aplicativos de táxi, carro compartilhado, locação de bicicleta, transporte público e até táxi aéreo. Nele, a empresa define o valor a ser disponibilizado ao colaborador, que escolhe a sua melhor opção de transporte.

Sobre a pesquisa

Encomendada pela Alelo ao Instituto Ipsos e realizada durante os meses de agosto e setembro de 2019, a pesquisa Hábitos do Trabalho ouviu 1.518 pessoas, com trabalho registrado, nas principais regiões do país, 56% homens e 44 % mulheres, de 18 e 65 anos, sendo a maior porcentagem (55%), a população entre 25 e 44 anos.

O Instituto Ipsos entrevistou, por meio de uma pesquisa online, ao todo, 2.333 pessoas: 1.518 com trabalho registrado, 468 desempregadas e 347 autônomas. O estudo foi nas principais regiões metropolitanas do Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, Brasília, Florianópolis, Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Salvador e Fortaleza. A pesquisa apresenta margem de erro de 2 pontos percentuais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.