Fundamentos e visão holística da TI Verde ou Green IT de forma sustentável nas indústrias 4.0

0

Nas últimas décadas em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil, onde as organizações estão valorizando cada vez mais a preservação do meio ambiente por meio de ações sustentáveis, pois vem crescendo de forma exponencial e podemos contar com o Green IT ou TI Verde (Tecnologia da Informação Verde), tratando –se de um conceito novo, que ajuda a pregar pelo uso sustentável dos recursos no setor da Tecnologia da Informação, tais como o uso de equipamentos informáticos.

Portanto, a TI Verde para o especialista Fuchs (2008), onde o mesmo trata em pensar na TI de forma sustentável por intermédio da definição e utilização de metodologias que ajudam na preservação da natureza, tanto pela diminuição de substâncias químicas ou poluentes na produção de equipamentos e/ou do descarte de forma inteligente de equipamentos eletrônicos, reciclagem e outros.

O Green IT diz respeito à reunião de estratégias focadas em minimizar os efeitos da tecnologia no meio ambiente. Estas estratégias, ao serem adotadas pela organização, podendo evitar diversos desperdícios de recursos com equipamentos e energia elétrica.

Todavia, as soluções para tratamento de lixo e sistemas de reutilização de água; automação e soluções tecnológicas empresariais para redução do uso de papel com documentos impressos; Virtualização dos servidores e softwares, por meio do uso do cloud computing (computação em nuvem).

A TI verde tem como objetivo estudar o uso de recursos tecnológicos de forma eficiente e consciente. Isto deve incluir no desenvolvimento de práticas de produção ambientalmente sustentáveis, contendo computadores com eficiência energética e procedimentos aprimorados de descarte e reciclagem.

Sabe-se, que os principais impactos das práticas da TI verde incluem reduzir o uso de materiais de alta periculosidade, maximizando a eficiência energética durante toda a vida útil dos equipamentos tecnológicos e visa promover a biodegradabilidade de produtos não utilizados e desatualizados de forma sustentável.

Vale salientar, que existem duas práticas principais nos quais as atividades de TI verde se concentram para reduzir o impacto ambiental no ambiente da Tecnologia da Informação. No entanto, isto reduz o consumo de energia; descarte do equipamento de maneira responsável e ecologicamente de forma correta e adequada, mudando para fontes de energia renováveis.

Entende-se que a implementação da TI Verde visa que deve comprar hardwares mais eficientes e com certificados de energia; proibido jogar fora equipamentos eletrônicos em lixo comum, pois tem que ser descartado de forma sustentável visando a sua reciclagem.

Define-se, que as práticas de TI Verde podem ser divididas em três níveis: incremento tático; estratégico; e Deep IT (TI Verde com "profundidade")

Assim, devemos citar as principais práticas da TI Verde aplicam-se na empresa como por exemplo, a virtualização de equipamentos, pois apenas com isto faz-se necessário, pois ajuda substituir diversos servidores que deixam de serem colocados no ambiente em produção, buscando a redução de custos de energia e de menos hardware que deveriam ser descartados e com isto deixa de ocorrer.

A tecnologia verde não surgiu ao mesmo tempo em todos os países. Teve, na verdade, um crescimento progressivo nas várias partes do mundo, pois cada país lidou de uma forma diferente com questões relacionadas com a sustentabilidade e a energia.

No entanto, a TI Verde visa com o auxílio de diversos tipos de tecnologias sustentáveis, tais como: assinatura eletrônica, não sendo preciso utilizar papel; reciclagem e gestão de resíduos; captura de carbono; e energia solar. Desta maneira, estas ações ajudam a melhorar na preservação do meio ambiente. Além de medidas adotadas para a incremento tático da TI Verde, pois deve-se desligar automaticamente os equipamentos eletrônicos fora de uso; monitorar a energia disponível nos equipamentos; trocar as lâmpadas para modelos mais econômicos; otimizar a temperatura das salas, dentre outros.

Assim, vale a pena disseminar as contribuições da TI Verde para o meio ambiente e para sociedade, tendo com vantagens a redução de custos com energia; redução na emissão de CO2 (Gás Carbônico) no meio ambiente; reduzir custos com equipamentos, insumos e recursos da empresa; incentivar a reciclagem; melhorar o desempenho do corporativo; e dentre outros.

Enfim, a TI Verde veio para ficar, aprimorando-se a medida que a tecnologia vai revolucionando, melhorando o consumo de energia, visando a modernização de equipamentos para aumentar sua vida útil e diminuído o descarte. A indústria de TI está unindo esforços em todos os seus setores para alcançar a computação verde, na reciclagem de equipamentos, redução do uso de papel, digitalização, computação em nuvem, gerenciamento de energia e englobando a redução de maneira sustentável, responsável e consciente.

"Para um planeta sustentável basta você não sustentar seu consumismo" (autor desconhecido)

Davi Lazer, professor e colunista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.