Startup de educação a distância (EAD) que oferece plataforma personalizada para quem deseja empreender com uma escola on-line própria voltada de conteúdos empresariais, educacionais, entre outros, a SpeedNow, de Maringá, na região noroeste do Paraná, passará a produzir cursos para seus alunos sobre o uso de inteligência artificial (IA), a fim de que o público explore o potencial desse campo.
A ideia foi inscrita no edital Paraná Anjo Inovador e captou R$ 250 mil para aplicação no desenvolvimento da inovação – ao todo, por meio de chamamento público, o edital do Governo do Paraná destinou R$ 20 milhões em subsídios para startups paranaenses.
Segundo o CEO da startup, Carlos Nunes, um grande público tem acesso a recursos de IA, mas não sabe exatamente como colocar em prática ou quais ferramentas poderia utilizar em sua realidade. O projeto para atendimento nesta área tem previsão para começar a rodar em junho de 2024.
"Para nós, é inédito um investimento vindo do Poder Público, sem equity ou outro tipo de contrapartida. Nossos clientes vão poder vender cursos em suas próprias escolas on-line e difundir os nossos cursos, que vão junto com o software. Um deles será um módulo com treinamento sobre IA, para os alunos dos nossos clientes entenderem como isso pode ajudá-los no mercado de trabalho", diz Nunes.
Além de oferecer plataformas EAD personalizadas para clientes, o negócio entrega, atualmente, uma base de cursos com mais de 50 opções, o que, de acordo com Nunes, é um diferencial frente a concorrentes que oferecem ou o sistema EAD ou cursos prontos.
"A IA pode ajudar as pessoas no mercado de trabalho na parte de criação, de processos, de trabalho mecanizado. Com a IA, as pessoas podem otimizar o tempo para fazer um trabalho mais analítico e estratégico. A IA também ajuda a interpretar dados, para que foquem no principal e não em trabalhos cansativos e burocráticos", detalha o CEO.
A startup nasceu em 2018 e atende quem deseja ter uma escola EAD, como instituições, empresas, professores e consultores. O negócio cresce cerca de 20% ao mês, tem 40 colaboradores, possui 250 clientes em todos os estados brasileiros e pretende expandir a partir da nova solução.
"Com a nossa solução, os nossos licenciados terão vários cursos e treinamentos com foco em IA à disposição dos seus alunos para que essas pessoas tenham ideias de como a inteligência artificial pode facilitar suas vidas", resume Nunes.
Em sua jornada de crescimento, passou pela aceleradora Evoa, de Maringá, e participa de programas oferecidos pelo Sebrae/PR, a exemplo do Top 10, que oferece suporte para a alavancagem negócios.