A Brasilprev, empresa de previdência da BB Seguros, com mais de R$ 428 bilhões em ativos sob gestão e uma carteira de 2,6 milhões de clientes e líder de mercado em previdência privada, anuncia o início da oferta de contratação de planos de previdência via Canal do WhatsApp, em uma jornada 100% digital com valor mínimo mensal de contribuição de apenas R$ 100,00.
Objetivo é democratizar o acesso de milhões de pessoas ao planejamento da aposentadoria. Além disso, a iniciativa visa reforçar a presença no setor, onde possui atualmente 28% de participação e um grande potencial de crescimento.
"Ao disponibilizarmos a contratação de planos de previdência via WhatsApp refletimos nosso compromisso com a inovação e a inclusão financeira. Esse avanço representa não apenas uma nova forma de operar, mas um passo importante para tornar a previdência privada acessível a todos os brasileiros, eliminando barreiras e levando nossas soluções a quem ainda não teve a oportunidade de começar a se planejar financeiramente para o futuro", declara Ângela Assis, presidente da Brasilprev.
"Com esse novo formato de comercialização via WhatsApp, qualquer pessoa com mais de 18 anos pode aderir a um plano de previdência de maneira ágil e segura. A partir da contratação, realizada somente com mensagens de texto, construímos uma jornada digital rápida, eficiente e simples para o cliente", destaca Camilo Buzzi, diretor Comercial e de Marketing da Brasilprev.
Evolução dos canais digitais
A transformação digital tem sido vital na ampliação e eficiência das operações da Brasilprev. Atualmente, 37% das transações financeiras da companhia são realizadas por meio de canais digitais App, sites e Whatsapp, o que soma 576.569 clientes e R$ 2 bilhões transacionados.
A Brasilprev também está fazendo um forte investimento em Inteligência Artificial para transformar a forma como os brasileiros planejam seu futuro financeiro, através soluções personalizadas com indicação das melhores opções de acordo com o perfil dos clientes.
A jornada da Brasilprev na transformação digital teve início em 2019, com a criação de uma área dedicada à análise de dados. A partir de 2021, a empresa iniciou um processo de revisão e organização de seus dados, com o objetivo de extrair insights valiosos para aprimorar seus produtos e serviços.
Um dos principais destaques dessa transformação é a adoção da IA generativa, com o uso da ferramenta GPT para auxiliar os consultores comerciais em suas conversas com os clientes. Mais de 50 mil clientes já foram atendidos por essa tecnologia.
Segundo Ângela, "graças a essa inovação, a empresa conseguiu impulsionar seus negócios em mais de 12 bilhões de reais, através de análises preditivas e inteligência artificial. A empresa desenvolveu modelos que identificam clientes com maior propensão a realizar realocações de portfólio, permitindo que os consultores ofereçam soluções personalizadas e com maiores chances de sucesso".
Além disso, a Brasilprev criou uma ferramenta interna chamada Harvey, que auxilia os funcionários do banco a oferecerem um atendimento mais eficiente e personalizado. Essa ferramenta tem demonstrado uma alta taxa de efetividade, com uma média de 30% de sucesso nas abordagens.
Essa transformação digital não se limita apenas aos resultados financeiros. A Brasilprev também observou uma melhoria significativa na experiência do cliente, com um aumento de 25 pontos no Net Promoter Score (NPS) nos últimos três anos. Essa evolução é resultado de um investimento contínuo em dados, ferramentas de CRM que oferecem suporte ao direcionamento personalizado de carteiras para os consultores.