Com o crescimento exponencial do 5G, o advento de dispositivos móveis inteligentes, as redes de comunicações de última geração e a incorporação de tecnologias emergentes, o setor de telecomunicações está na vanguarda da inovação. Não à toa, 45% dos CIOs e CTOs brasileiros apontaram que essa indústria será uma das mais impactadas pela Inteligência Artificial até 2025, conforme uma pesquisa realizada pelo Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE).
Isso porque a IA tem se mostrado essencial para aprimorar o desempenho das redes, automatizar o atendimento ao cliente e otimizar a prevenção de fraudes, transformando a maneira como as operadoras gerenciam suas operações e melhoram a experiência dos assinantes. À medida que a demanda por conectividade aumenta, o uso dessa ferramenta em telecomunicações promete impulsionar a eficiência, reduzir custos e garantir um serviço mais confiável, preparando o setor para um futuro de inovação contínua.
Abaixo podemos mencionar alguns casos de uso, tais como:
IA para aprimoramento do desempenho de rede
Uma das aplicações mais relevantes do uso de Inteligência Artificial no setor de telecomunicação é para aprimorar o desempenho da rede. Com a tecnologia, o uso de algoritmos avançados para procurar padrões nos dados permite a detecção e prevenção de anomalias. Como resultado, as operadoras podem corrigir problemas proativamente antes que os assinantes sejam impactados negativamente ou sofram interrupção do serviço.
Nesse âmbito, as operadoras também estão usando IA para prever congestionamento e redirecionar o tráfego. E, com o crescimento exponencial do 5G previsto para alcançar 2 bilhões de pessoas até 2027, como revela um levantamento da Bain & Company, o recurso está sendo essencial para ajudar essas empresas a construir redes auto otimizáveis (SONs – self-optimizing networks), que darão suporte a este crescimento. Essa medida permitirá, consequentemente, uma melhora automática na qualidade de todo o sistema com base nas informações de tráfego por região e fuso horário.
IA para aprimoramento do atendimento ao cliente
Considerando esse crescimento exponencial do 5G, a experiência do usuário também deve ser uma prioridade. E dentro da área de atendimento a clientes, podemos destacar a aplicação de tecnologia de Inteligência Artificial nos chatbots, que podem responder a perguntas de assinantes e resolver muitos dos problemas sem a necessidade de intervenção humana.
Hoje, muitas das operadoras no mundo estão usando IA para alimentar seu Assistente Virtual, que pode responder a perguntas simples de assinantes sobre faturamento, cobrança, planos de serviço e demanda de suporte técnico.
Com isso, as empresas do setor podem liberar seus funcionários para se concentrarem em problemas mais complexos.
IA para prevenção de fraudes
Além disso, estimativas do setor de telecomunicações indicam que cerca de 90% das operadoras são alvos de golpistas diariamente – somando bilhões em perdas a cada ano. Por isso, na área de prevenção de fraudes, as empresas estão aproveitando os poderosos recursos analíticos da IA.
Algoritmos e Machine Learning são capazes de detectar diferentes anomalias em tempo real, reduzindo efetivamente atividades irregulares relacionadas a telecomunicações, como o acesso não autorizado à rede e perfis falsos de assinantes. O sistema, com a ajuda da IA, pode bloquear ou limitar automaticamente o acesso ao fraudador assim que uma atividade suspeita for detectada, reduzindo danos.
Adicionalmente a estas aplicações de Inteligência Artificial na indústria de telecomunicações, podemos dizer que a IA tem a capacidade de juntar e dar mais sentido a uma variedade de dados, como dispositivos, rede, aplicativos móveis, dados de geolocalização, perfis de assinantes, uso de serviços contratados, dados de tarifação e faturamento.
Aliada com estratégias inteligentes de upselling e cross-selling dos serviços oferecidos, que permitem que as ofertas sejam personalizadas e direcionadas para o canal e o momento certos, a IA está revolucionando a indústria de telecomunicações em um âmbito global.
Isso porque o recurso tem a habilidade de analisar dados de forma sistêmica e implementar algoritmos de aprendizado de máquina, permitindo que as operadoras otimizem a experiência dos assinantes, aumentem o número de usuários e, consequentemente, a receita média por cliente, maximizando resultados.
Alexandre de Almeida, gerente de Pré-Vendas de Telco & Media da Engineering Brasil.