O Nubank está expandindo o Pix com uso de inteligência artificial generativa disponível no aplicativo e via WhatsApp. Agora, mais clientes podem transferir dinheiro com mensagens de áudio, texto e imagem, garantindo praticidade, segurança e agilidade, além de uma experiência mais fluida.
O Pix com IA dentro do aplicativo do Nubank utiliza a tecnologia para agilizar o processamento, promovendo uma economia de até 60% no tempo de transação, sem comprometer a segurança, garantida pelos mecanismos de defesa do app, segundo banco. Para acessar a funcionalidade, o cliente deve acessar a Área Pix, clicar na barra roxa no topo da tela e seguir as orientações que são muito simples.
No WhatsApp, a função tem sido testada por 2 milhões de clientes desde outubro. O diferencial é que as transações podem ser realizadas diretamente no WhatsApp, dispensando a necessidade de abrir o app do Nubank, que só é utilizado na etapa de ativação. O processo de pagamento é totalmente integrado e simples.
Durante os testes, as transações são limitadas a R$800, com um máximo diário de R$2.4 mil ou conforme o limite de Pix do usuário, prevalecendo o menor valor. Para usar essa função, o cliente clica em "Pix no WhatsApp" na Área Pix do app do Nubank e é direcionado automaticamente ao WhatsApp para interagir com a IA.
Outra forma de acesso é enviar uma mensagem para o número (11) 5039 3944. O perfil exibido será o do Nubank, com o selo de verificação do WhatsApp, garantindo a autenticidade.
Em ambas as versões, é possível enviar Pix usando áudio, mensagem curta ou imagem com nome do destinatário e valor. As transferências são instantâneas e sem taxas. Como é comum em tecnologias que envolvem inteligência artificial generativa, há uma curva de aprendizagem da tecnologia conforme mais clientes utilizam. As funcionalidades também deverão receber melhorias futuras, a partir de casos de uso já em testes, como o suporte para o Pix no Crédito, permitindo parcelamento usando Pix.
Como ocorre em todo desenvolvimento de produto no Nu, a solução passou por uma etapa de testes com uma pequena base de clientes para que fossem feitos os ajustes necessários antes de escalar para os demais usuários. Agora, com a adição de milhões de clientes, o processo de maturidade da IA será ainda mais acelerado, dando continuidade ao processo de evolução da plataforma.
Transações seguras
Ambas as soluções contam com tecnologia para prevenção de fraudes e solicitarão o PIN de segurança do usuário, com 4 dígitos. No Nubank, os clientes contam com as Defesas Inteligentes, um conjunto de soluções que os clientes não conseguem visualizar, mas que trabalham a todo o momento para protegê-los. Desse modo, o Nubank é capaz de antecipar possíveis ataques que nascem a partir da quebra de um padrão. Além disso, todas as análises de risco que são feitas no app, também estão presentes no WhatsApp. Para esta versão, o limite diário e por transação de PIX também será aplicado.