Branded content- O setor de e-commerce no Brasil tem crescido muito nos últimos anos graças à maior acessibilidade à Internet, à popularização dos smartphones e à transformação dos hábitos de consumo, especialmente após a pandemia.
De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o setor registrou um aumento de 27% em 2023, o que equivale a mais de R$260 bilhões. Nessa circunstância, alguns mercados são os mais atraentes e interessantes para quem planeja investir.
O Comportamento do Consumidor Online no Brasil
As compras on-line no Brasil continuam crescendo e, por isso, queremos apontar os principais fatores que contribuem para as escolhas dos clientes.
Com base nos dados mais recentes do Google Trends e de empresas como a NielsenIQ, as categorias de produtos mais procuradas nos marketplaces foram as seguintes:
- Eletrônicos e tecnologia: A busca por smartphones, notebooks e acessórios como fones de ouvido continua alta. O mercado também está experimentando o boom de produtos relacionados à tecnologia, como itens domésticos inteligentes (lâmpadas inteligentes, câmeras de segurança e assistentes virtuais) entre os clientes.
- Moda e beleza: No setor de moda e beleza, o crescimento é global. Tanto as marcas locais quanto as estrangeiras estão agora on-line, oferecendo aos clientes uma variedade de produtos para escolher, incluindo roupas, sapatos, maquiagem e cuidados com a pele. Entre muitos, esse é um setor muito popular para jovens e consumidores ecológicos que buscam seus interesses ou hobbies.
- Casa e decoração: O número crescente de pessoas que trabalham em casa tem levado muitos brasileiros a se dedicarem a móveis e decoração. Esse mercado tem muito potencial para os e-commerces que têm um tipo especial de produtos para vender.
- Esportes e bem-estar: Viver uma vida saudável se tornou o centro do mercado de esportes. Bicicletas e equipamentos de ginástica são alguns dos produtos que se tornaram necessários. Além disso, acessórios para esportes específicos, como os de beach tennis no raquets.shop, ou os de corrida na Keep Running, estão sendo procurados agora.
Mercados Promissores para Investimento no E-commerce Brasileiro
Agora, vamos detalhar os mercados que mais crescem e apresentam oportunidades lucrativas:
1 – Alimentos e Produtos Saudáveis
O aumento no consumo das famílias com a pandemia da COVID-19 gerou o mercado de alimentos on-line, provavelmente sendo o motor do crescimento dessas vendas em anos. A seção de produtos saudáveis, cujos exemplos são alimentos orgânicos, suplementos, itens veganos e opções sem glúten e lactose, é o caminho hábil no território dos petiscos.
- Dados: Como mostra a pesquisa realizada pela Euromonitor International, o mercado de produtos saudáveis no Brasil vai se expandir em 5,6% ao ano até 2027, independentemente da queda da média global.
Além disso, a crescente demanda por aplicativos de jantar contribuiu para o lançamento de muitos estabelecimentos fast-casual e de alta gastronomia que utilizam ingredientes seguros.
2 -Educaçao e cursos On-Line
No Brasil, a educação on-line não é mais um sonho, mas um fato. De acordo com a Associação Brasileira de Ensino a Distância (ABED), entre 2019 e 2023, o número de alunos que farão cursos on-line aumentou 214%, tornando esse setor o mais desenvolvido na área do comércio.
As plataformas de educação on-line que oferecem cursos técnicos, profissionalizantes e até mesmo de hobby, como culinária ou fotografia, estão em ascensão.
Livros eletrônicos, bem como aulas em vídeo, estão, de fato, entre os materiais didáticos digitais que tanto estudantes quanto profissionais estão considerando em sua busca por qualificações.
- Insight: Investir nesse mercado é vantajoso devido aos custos logísticos mais baixos e à possibilidade de oferecer produtos 100% digitais.
3 -Produtos Relacionados a Bem-estar e Saúde
Os produtos projetados para autocuidado e saúde mental tiveram um rápido aumento, pois as pessoas estão mais conscientes sobre sua saúde e estilo de vida. Os itens preferidos entre os compradores são massageadores, colchões terapêuticos, aromatizadores de ambiente, faixas de compressão e acessórios de relaxamento.
- Dados: De acordo com a Allied Market Research, o mercado mundial de produtos de bem-estar deve crescer para US$ 7 trilhões até 2030, e o Brasil é um dos maiores consumidores do mercado na região da América Latina.
Além disso, os wearables, como smartwatches e monitores de pulsação, têm sido os mais populares entre os clientes que gostariam de monitorar seu desempenho físico e sua saúde.]
4- Esportes e Lazer
A seção de esportes e lazer é evidentemente o segmento que mais cresce no e-commerce brasileiro. O Beach Tennis, um dos destaques, tornou-se um fenômeno que registrou um crescimento de 900% no número de novos jogadores de 2018 a 2023, de acordo com a CBT. Esse aumento se deve ao crescente interesse pelos produtos, que incluem raquetes, roupas especializadas e acessórios.
No entanto, o beach tennis não se limita a apenas uma área de esportes, mas tem abrangido o mercado. A demanda por acessórios e equipamentos usados em esportes como ciclismo, corrida e treinamento funcional aumentou enormemente:
- Ciclismo: Durante a pandemia, a Bicycle Industry Association observou um aumento de 118% nas vendas de bicicletas, enquanto alguns outros produtos, como capacetes, roupas de alto desempenho e mochilas de hidratação, também tiveram grande demanda no Brasil. Além disso, um capacete, uma roupa de alto desempenho e mochilas de hidratação são os itens mais frequentemente procurados.
- Corrida: Entre as novas compras mais comuns estão tênis de corrida, relógios com GPS e outros equipamentos, incluindo cintos de hidratação, que estão entre os mais vendidos em sites de comércio eletrônico.
- Treinamento funcional e academias em casa: Devido ao aumento das academias domésticas, os equipamentos de ginástica doméstica, como kettlebells, faixas de resistência, esteiras e bicicletas ergométricas, têm sido muito comprados.
O setor de academias de ginástica não se limita mais apenas a atividades ao ar livre. Além disso, jogos de tabuleiro, quebra-cabeças e hobbies, como aeromodelismo e pintura, também registraram um aumento nas vendas. Eles mantiveram e desenvolveram o lazer durante o período de distanciamento social.
- Dados de crescimento: De acordo com a consultoria Grand View Research, espera-se que o mercado mundial de equipamentos esportivos cresça a uma taxa de 6,5% ao ano até 2030, acompanhado por um aumento significativo na participação das vendas on-line.
O setor seria altamente charmoso não apenas devido aos diversos produtos oferecidos e às opções de personalização, mas também graças à possibilidade de implementar abordagens inovadoras de ponta, como, por exemplo, roupas e acessórios esportivos feitos sob medida.
Insight: O mercado esportivo também é um lugar em que os consumidores fiéis estão profundamente engajados, pois compram regularmente novos equipamentos, transformando esse segmento em um foco estratégico para o e-commerce com o objetivo de fidelizar o cliente on-line.
Como escolher o menor mercado para investir?
A seleção do mercado para investimento baseia-se em uma avaliação completa das tendências, do comportamento do consumidor e das lacunas existentes. Estas são algumas dicas:
- Estude o público-alvo: Rastreie as necessidades e as preferências dos consumidores em seu respectivo mercado.
- Invista em tecnologia e logística: Um site rápido, confiável e compatível com dispositivos móveis, com qualidade de logística, torna-se importante para ficar à frente no jogo do e-commerce.
- Foque em nichos: Mercados especiais, como o de beach tennis, que têm menor concorrência direta e maior envolvimento do cliente, levam ao crescimento.
- Aposte no marketing digital: O SEO, as mídias sociais e a publicidade direcionada são ferramentas fundamentais para obter e converter clientes em potencial.