A Zapping, startup chilena que detém a plataforma líder de streaming de TV na América Latina, ganhou um reforço de peso para acelerar seu plano de expansão dentro do mercado nacional. O CEO e cofundador da marca, Gustavo Morandé, acaba de se mudar para São Paulo com o objetivo de fortalecer as operações no país, que hoje possui 20 mil assinantes. Para 2025, a meta da companhia é alcançar a marca de 150 mil clientes no país. Somando a operação no Brasil, Chile, Equador e Peru, a plataforma conta hoje com mais de 250 mil assinantes.
A partir da mudança, Morandé se junta a um time de 24 profissionais que atuam diretamente na operação brasileira. "Quando falamos de Brasil, estamos tratando de uma cultura e idiomas diferentes ao restante da América Latina, além de uma extensão territorial gigantesca. Isso resulta em desafios técnicos e de marca que exigem uma atenção especial", detalha o CEO.
Além da chegada do executivo, a estratégia de expansão no cenário nacional passa ainda pela captação de investimentos que, juntos, devem totalizar a marca de US$ 10 milhões. A primeira das injeções financeiras deve ser formalizada já neste mês de novembro, num total de US$ 2 milhões junto à plataforma Broota, que utiliza o modelo crowdfunding para o incentivo a startups e empresas de inovação na América Latina. O restante será captado junto a fundos de investimentos, family offices e investidores vinculados à indústria televisa.
Segundo o CEO, 60% de toda a cifra que será levantada deve ser destinada à potencialização da operação brasileira. O valor deverá ser utilizado com foco em ações de marketing e growth, além da consolidação da equipe de vendas, uma vez que a estrutura tecnológica da Zapping já está estabilizada no país. "O Brasil representa um cenário especial na América Latina. Com os acordos e contratos com as grandes marcas que temos, tenho convicção que podemos crescer muito em todo o território brasileiro. Ao alcançarmos um patamar próximo do que conquistamos no Chile, podemos alcançar uma base de milhões de assinantes", adiciona Morandé.
Outra iniciativa de expansão envolve a ampliação da marca dentro do mercado de ISPs. Integrada aos principais ERPs homologados do país, a Zapping projeta expandir sua presença no setor por meio de parcerias com provedores de serviços de internet. Para isso, a plataforma aposta na exclusividade com algumas das principais emissoras do país e do mundo para o mercado de streaming, além da forte estrutura de conectividade, que lhe garante presença em todas as regiões do território nacional, sem exigir investimentos extras por parte das ISPs parceiras.