A Boeing fechou contrato com a operadora americana de telefonia móvel via satélite Mobile Satellite Ventures (MSV) para o fornecimento de três satélites comerciais de baixa órbita para a transmissão de dados de telefonia celular e outros sistemas, segundo notícia publicada nesta quinta-feira (12/1) pelo The Wall Street Journal.
A MSV avalia que o valor do contrato deve ficar entre US$ 500 milhões e US$ 1 bilhão, já que vai depender do total de satélites que serão lançados. Representantes da empresa disseram que questões regulatórias e financeiras podem reduzir o número de equipamentos. "O valor final do contrato dependerá das opções de serviços da empresa", disse o vice-presidente e diretor executivo de MSV, Alexander Good.
O objetivo da empresa com os novos satélites é aumentar a área de cobertura para poder oferecer serviço de telefonia auricular, melhor e mais barato que o serviço de telefone via satélite convencional. A previsão da MSV é que os satélites entrem em operação em 2009 e 2010.
O The Wall Street Journal avalia que o contrato representa um importante impulso para a unidade de satélites da Boeing, que tem outros seis satélites em construção, mas precisava preencher suas encomendas para o restante da década.