IBM cria Fórum de Inventores para incentivar a participação de PMEs

1

A IBM anunciou nesta sexta-feira (12/1) que vai desenvolver o Fórum de Inventores. Trata-se de uma iniciativa on-line para compartilhar e debater idéias sobre como empresas de menor porte vêem os sistemas de patentes e como podem contribuir para melhorar a qualidade das mesmas. A empresa fez o anúncio com a United States Patent and Trademark Office (USPTO) e lançou sua lista anual de líderes de patentes. Com 3.621, a IBM bateu seu próprio recorde e adquiriu mais patentes nos Estados Unidos do que qualquer outra companhia em 14 anos consecutivos.

A IBM acredita que esse diálogo pode ajudar indivíduos, pequenas e médias empresas e outras instituições que desempenham um papel na evolução de pequenos negócios a acelerar, com sucesso, os esforços para a reforma de patentes. "A reforma significativa das patentes deve levar em consideração todos os constituintes. Esse fórum pode contribuir a acelerar os esforços para a reforma de patentes ao unir uma gama diversa de opiniões para conjuntamente desenvolver soluções para um mercado de propriedade intelectual forte", disse Herbert Wamsley, diretor executivo da Intellectual Property Owners Association, de Washington.

"Há muito tempo pequenas empresas vêm sendo uma 'maioria silenciosa' na comunidade de invenções?, afirma Andy Gibbs, CEO do PatentCafe, um fornecedor de serviços de gerenciamento IP. ?O número absoluto de patentes que elas geram esconde o fato de que essas empresas não têm meios para colaborar de fato e participar ativamente no sistema de invenção. O Fórum de Invenção capacitará essas companhias para que elas promovam suas idéias com o objetivo de melhorar o sistema de patentes e compartilhar idéias com colegas de todo o mundo."

Com as empresas e governos concentrados em inovação para criar crescimento econômico, o número de solicitações de patentes, partindo de indivíduos e companhias de todos os tamanhos, está aumentando rapidamente. As patentes se tornaram os principais meios de estabelecer o valor para criadores e usuários de recursos baseados em conhecimento. De acordo com a US Small Business Administration, as pequenas empresas ganham aproximadamente 15 vezes o número de patentes por funcionário do que as grandes companhias. Assim como são importantes para grandes corporações, tais como a IBM, as patentes são, da mesma forma, relevantes para entidades menores cujos negócios e aspirações são construídos com base em um número pequeno de patentes.

Geralmente faltam recursos para as pequenas empresas, que ajudem efetivamente e produtivamente a passar pelo processo e regras de obtenção de uma patente, além de manter a propriedade e, então, converter a patente em produtos e serviços de mercado. Além disso, já que os inventores e pequenos negócios são um grupo heterogêneo na geografia, tecnologia e segmento de mercado, existem poucas oportunidades para que colaborem nesses e em outros assuntos e interesses na área de IP.

"Com indivíduos e pequenas empresas compondo uma porcentagem significativa das invenções que acontecem pelo mundo, é importante que ofereçamos um fórum para entender suas preocupações e problemas, se nós quisermos melhorar o funcionamento geral do nosso sistema de patentes?, comentou John E. Kelly III, vice-presidente sênior de tecnologia e propriedade intelectual da IBM. "O objetivo dessa iniciativa é capacitar os representantes de um segmento amplo da comunidade de invenções a participar com novas idéias através do aprimoramento da sua participação no sistema, e também, tornando-os parte da solução para os desafios que nossos sistemas de patentes têm encontrado."

DISCUSSÕES DO MERCADO IP

O Fórum dos Inventores é uma continuação do projeto "Construindo um Novo Mercado IP", lançado há um ano, que se concentrava em problemas que afetavam principalmente as empresas maiores. No projeto mercado IP, a tecnologia wiki foi usada para permitir um fórum com especialistas de propriedade intelectual do mundo inteiro para desenvolver um consenso em torno de diversos assuntos complicados, tais como qualidade, transparência e a validade das patentes de método de negócios.

O documento desenvolvido conjuntamente resultou do esforço que levou a IBM a adotar uma nova política de patentes. Os princípios-chave da política são: qualidade da patente é uma responsabilidade do solicitante; solicitações de patentes devem ser abertas ao público para exame; propriedade da patente deve ser transparente e métodos de negócios sem conteúdo técnico não devem ser patenteáveis.

O Fórum de Inventores irá ajudar a alcançar os objetivos das iniciativas de qualidade de patente da IBM anunciadas há um ano. A preponderância de solicitações de patentes, que são de baixa qualidade ou mal escritas, levou a um acúmulo de proporções históricas, e à concessão de patentes de proteção a idéias que não são novas, ou que são vagas e óbvias. A IBM acredita que conduzir a qualidade das patentes vai encorajar o investimento contínuo em inovação pelos indivíduos, instituições acadêmicas e empresas de todos os tamanhos, ao mesmo tempo em que vai prevenir a superproteção que atrapalha o interesse público.

Em Janeiro, a IBM lançou uma série de iniciativas de qualidade de patentes incluindo a Revisão de Patentes da Comunidade e Software Livre como Estado da Técnica. Ambas, pretendem aumentar a relevância das informações disponíveis aos examinadores de patente. A USPTO usou dessas iniciativas em seu plano estratégico recentemente anunciado. Além do mais, ela participará de uma revisão de patente da comunidade piloto que começará neste ano.

1 COMENTÁRIO

  1. precisamos agilizar a carta patente,depois de fazer o deposito da patente a demora para sair a carta é em torno de 6 a 7 anos,e esse tempo fica valendo para a patente cair em utilidade publica,eu tenho uma patente de vedaçao industrial e tem 3 anos que a carta não sai até + obrigado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.