Infraprev reduz custos com implantação de novo projeto de TI

0

Com uma infra-estrutura de TI própria organizada e centralizada, o Infraprev (Instituto Infraero de Seguridade Social) passou a ter maior segurança e controle do seu ambiente de rede e a administrar melhor seus gastos.

Para a montagem dessa infra-estrutura, a empresa de previdência privada contratou a MarkWay, integradora carioca que, a partir do levantamento das necessidades, desenvolveu inicialmente um plano para a implementação de um ambiente de TI, sendo responsável depois pela instalação dos equipamentos e softwares. Hoje, a divisão de outsourcing da MarkWay fornece também os serviços de suporte e manutenção.

?Conquistar a confiança para esse projeto foi importante para consolidar uma atuação junto a várias instituições de previdência privada que já fazem parte da nossa carteira de clientes?, diz Jackson Schemes, diretor presidente da MarkWay.

Fundado em 1982, o Infraprev administra o plano de benefícios previdenciários dos empregados da Infraero. O crescimento de sua estrutura e da quantidade de participantes a serem atendidos levou à necessidade de investir em tecnologia de informação, segundo Carlos Frederico Aires Duque, diretor-superintendente da Infraprev. Ele conta que a empresa não possuía um ambiente de TI estruturado e procurou a MarkWay para a elaboração do plano diretor de TI para os próximos cinco anos.

Entregue em fevereiro de 2005, a primeira etapa do plano consistiu num diagnóstico da situação inicial. A MarkWay fez um levantamento do ambiente e assim pôde indicar as melhores soluções existentes no mercado para atender à demanda por segurança e controle. Como o Infraprev trabalha com bancos de dados, era essencial proteger a rede de vírus e invasões.

A partir das indicações da empresa a Infraprev adquiriu novos servidores HP, aplicativo de backup BrightStor da CA e o sistema operacional Linux da RedHat para implementação de seu servidor de firewall, responsável pela segurança das mensagens de e-mail enviadas e recebidas, bem como da segurança das informações armazenadas nos outros servidores, entre outros produtos. ?Com a centralização do ambiente de TI, a Infraprev passou a ter maior segurança da informação e melhor controle da rede. Possibilitou também uma melhor administração dos recursos, o que leva a uma redução de custos. Podemos controlar desde as impressões no escritório até criar um histórico de atendimentos aos usuários da rede, para que eventuais problemas sejam solucionados rapidamente, com maior facilidade?, afirma Duque.

Para pôr em prática as ações indicadas no plano diretor, dois consultores de TI da área de outsourcing da MarkWay passaram a dar suporte aos usuários durante o período de transição. Essa implementação levou todo o ano de 2005, encerrando-se em fevereiro do ano passado, quando o instituto estava com uma infra-estrutura de TI dentro dos padrões de excelência de mercado, no que diz respeito à segurança dos dados de seus usuários e utilização de equipamentos e softwares. Desde então o Infraprev mantém o contrato de outsourcing com a MarkWay para o suporte, atendimento e manutenção do ambiente.

?A MarkWay procurou compreender com clareza quais eram nossos objetivos para elaborar o planejamento estratégico de TI e o novo modelo de gestão tecnológica. Paralelamente, fomos mapeando e normatizando todos os processos-chaves, avaliando os riscos corporativos existentes e estabelecendo mecanismos de controle e novas metas de desempenho corporativo e setorial. Todo o processo resultou em maior segurança e confiabilidade dos nossos serviços, clientes mais satisfeitos, e uma redução de aproximadamente R$ 1 milhão em despesas administrativas já no primeiro ano?, finaliza Duque.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.