Proinfo dará enfoque especial a escolas rurais neste ano

0

Estudantes das 11,9 mil escolas rurais de ensino fundamental existentes no país vão ser beneficiados neste ano com a ampliação do Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo). Dos recursos destinados à educação, cerca de R$ 90 milhões serão voltados ao atendimento de alunos da 5ª a 8ª séries das escolas no meio rural.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), os recursos serão destinados à aquisição de laboratórios de informática, distribuição de material pedagógico em DVD e capacitação de professores. Com a ampliação do programa, o MEC estima que 1,3 milhão de estudantes possam entrar na era digital.

Segundo o secretário de Educação a Distância do MEC, Ronaldo Motta, o Proinfo é uma história de sucesso e de dificuldade, mas o resultado líquido é muito positivo. Ele disse que o enfoque no meio rural vai ser muito forte neste ano. "Temos condições de chegar ao fim de 2007, começo de 2008, universalizando o atendimento das escolas rurais?, afirmou.

Motta informou que uma inovação do programa em 2007 será a compra do mobiliário, questão que ele considera essencial paras as escolas rurais. No Proinfo Urbano, não há essa previsão.

"Pela primeira vez, o Proinfo também será responsável pelo mobiliário, porque, conhecendo a realidade nacional da escolas rurais, se não nos responsabilizarmos também pelo mobiliário, pode-se chegar a situações em que a escola, embora receba o maquinário, não disponha de mobiliário apropriado". Por isso, o pacote vai incluir todos os móveis relacionados a um bom laboratório de informática, acrescentou o secretário.
Criado em 1997, o Programa Nacional de Informática na Educação já distribuiu 135 mil computadores e equipamentos em escolas básicas. Até agora, o número de escolas atendidas chega a 16 mil em todo o país.

Com informações da Voz do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.