Estudantes das 11,9 mil escolas rurais de ensino fundamental existentes no país vão ser beneficiados neste ano com a ampliação do Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo). Dos recursos destinados à educação, cerca de R$ 90 milhões serão voltados ao atendimento de alunos da 5ª a 8ª séries das escolas no meio rural.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), os recursos serão destinados à aquisição de laboratórios de informática, distribuição de material pedagógico em DVD e capacitação de professores. Com a ampliação do programa, o MEC estima que 1,3 milhão de estudantes possam entrar na era digital.
Segundo o secretário de Educação a Distância do MEC, Ronaldo Motta, o Proinfo é uma história de sucesso e de dificuldade, mas o resultado líquido é muito positivo. Ele disse que o enfoque no meio rural vai ser muito forte neste ano. "Temos condições de chegar ao fim de 2007, começo de 2008, universalizando o atendimento das escolas rurais?, afirmou.
Motta informou que uma inovação do programa em 2007 será a compra do mobiliário, questão que ele considera essencial paras as escolas rurais. No Proinfo Urbano, não há essa previsão.
"Pela primeira vez, o Proinfo também será responsável pelo mobiliário, porque, conhecendo a realidade nacional da escolas rurais, se não nos responsabilizarmos também pelo mobiliário, pode-se chegar a situações em que a escola, embora receba o maquinário, não disponha de mobiliário apropriado". Por isso, o pacote vai incluir todos os móveis relacionados a um bom laboratório de informática, acrescentou o secretário.
Criado em 1997, o Programa Nacional de Informática na Educação já distribuiu 135 mil computadores e equipamentos em escolas básicas. Até agora, o número de escolas atendidas chega a 16 mil em todo o país.
Com informações da Voz do Brasil.