Dezembro encerrou o "mais forte trimestre" em publicidade on-line exibidos pelos mecanismos de buscas do Google e do Microsoft Live Search, de acordo com dados coletados pela empresa de pesquisa na internet AdGooroo. Ambos os sites apresentaram forte aumento no número de anunciantes. O número de anúncios por palavras-chave no Google também aumentou, registrando um crescimento global no período de 58%. "O aumento nas contas de anunciantes é surpreendente dado o atual ambiente de pessimismo", disse a AdGooroo em seu relatório.
O número de anunciantes da Microsoft subiu 16,4%, apenas três pontos percentuais abaixo do Yahoo, o que fechou último trimestre do ano com cerca de 18%. Como a Microsoft e o Yahoo têm pouca sobreposição entre os principais anunciantes (que geram 80% de todas as impressões de anúncios), uma fusão das duas empresas – como voltou a se cogitar recentemente – aumentaria a contagem para 157%, segundo o AdGooroo. Isso significa mais anúncios relevantes, o que levaria a um cenário mais competitivo e a chamada "monetização" a níveis mais elevados.
Nos três últimos meses do ano, o Google baixou deliberadamente a cobertura dos anúncios para melhorar aquilo que chama "qualidade do anúncio" – com a meta aumentar a relevância dos anúncios. No terceiro trimestre do ano passado, o número de anúncios por palavras-chave exibido por meio do seu mecanismo de busca era de 2,5, em média. Antes do quarto trimestre, o Google aumentou esse número para pouco mais de quatro horas – mais do que qualquer um dos três principais mecanismos de busca em nível mundial.
Em novembro, os anúncios do Google começaram a aparecer em novos locais: no YouTube e nos resultados de buscas no Google Finance, por exemplo. Imagens baseadas em anúncios também foram incorporadas nos resultados das buscas o que contribuiu significativamente para que fechasse o ano com um recorde.
- Publicidade on-line