Idec envia contribuições à consulta pública da Anatel sobre SAC

0

O Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), de São Paulo, enviou sugestões à consulta pública promovida pela Anatel para aprimorar o regulamento do serviço de atendimento ao cliente (SAC) específicos do setor de telecomunicações. Isso, mesmo com a existência do Decreto 6.523/2008, batizado de Lei do SAC, que já estabelece regras para o SAC das empresas reguladas pela esfera federal, como é o caso das operadoras de telecomunicações.
Segundo o Idec, as sugestões enviadas têm o objetivo de tornar as novas regras mais harmônicas em relação ao decreto. Entretanto, pondera o órgão, em caso de conflito entre os textos normativos, deve-se sempre prevalecer a interpretação mais favorável ao consumidor.
Entre as contribuições, o Idec quer que as mudanças propostas pela agência sejam inseridas também no Regulamento do Serviço de Comunicação Multimídia. Além disso, o órgão de defesa do consumidor pretende que a gravação das chamadas sejam mantidas dentro das centrais de atendimento pelo prazo mínimo de 12 meses e que estas sejam encaminhadas para os consumidores dentro de um prazo de dez dias, por meio eletrônico, correspondência ou pessoalmente, ao critério do cliente.
O Idec frisa, porém, para que haja mudança efetiva na relação entre as operadoras e os consumidores, que é preciso que a Anatel fiscalize as condutas das empresas, "punindo qualquer violação às regras, sejam as determinadas nos regulamentos específicos ou no Código de Defesa do Consumidor".
A consulta pública da Anatel fica aberta a contribuições até 22 de fevereiro e as sugestões podem ser feitas no site da agência (www.anatel.gov.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.