Justiça dos EUA ameaça reabrir processo contra Facebook

0

Uma corte de Justiça dos Estados Unidos está estudando meios de reabrir um dos processos judiciais que questiona a originalidade da ideia que criou o Facebook. Segundo reportagem publicada pelo The Wall Street Journal nesta quarta-feira, 12, o Nono Circuito de Apelações dos EUA questiona advogados se o acordo assinado em 2008 entre Mark Zuckerberg, CEO da rede social, e os gêmeos Tyler e Cameron Winklevoss, colegas de faculdade do executivo, deve ser descartado, dando início a um novo processo.
No acordo assinado em 2008, após terem movido uma ação contra Zuckerberg, os irmãos alegavam que a ideia que deu início ao Facebook nasceu em um projeto de autoria deles em parceria com Divya Narendra para criar uma rede social exclusiva da Universidade de Harvard, a ConnectU. A versão deles é que Zuckerberg foi contratado por eles para ajudar no desenvolvimento de seu site, mas, depois que o então futuro dono do Facebook teve acesso às ideias iniciais do ConnectU, ele abandonou a empreitada para criar sua própria rede de relacionamentos interna de Harvard.
Os termos do acordo assinado entre os irmãos Winklevoss e Zuckerberg jamais foram revelados, devido a uma cláusula de confidencialidade acertada entre as partes. No entanto, a versão da história que foi para o cinema no ano passado com o filme "A Rede Social" conta que os gêmeos receberam US$ 20 milhões em dinheiro e mais US$ 45 milhões em ações do Facebook em troca da desistência do processo.
Desde o acerto, entretanto, Tyler e Cameron Winklevoss alegam ter sido enganados por Zuckerberg no repasse de ações do Facebook, o que os levou a ter menos participação na empresa do que deveriam. Em resposta, o Facebook declarou que os irmãos estavam sentindo "remorso por tê-lo processado".
Na audiência realizada na terça-feira, 11, não houve revelações sobre as versões da história, mas, segundo o jornal americano, o juiz mostrou-se relutante em reabrir o processo. Zuckerberg, o principal acusado, por sua vez, não apareceu no julgamento. Um veredicto sobre a reabertura do processo deve sair nos próximos meses.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.