Open Software Foundation (OSF), organização fundada em 1988 para desenvolver um padrão aberto Unix, anunciou que o Google, IBM, Microsoft, VeriSign e o Yahoo! passaram a integrar a diretoria corporativa da OpenID Foundation, entidade que tem como objetivo desenvolver e promover o gerenciamento de identidade aberta na web. Segundo a OSF, com o profundo conhecimento dessas empresas sobre internet e tecnologia de segurança, a entidade reforça a iniciativa da indústria para habilitar usuários com identidades portáveis na web ? OpenIDs.
A OpenID Foundation foi fundada em junho do ano passado para apoiar e promover a tecnologia desenvolvida pela comunidade OpenID. Seus membros são indivíduos, estudantes, organizações sem fins lucrativos, empresas iniciantes e gigantes da indústria que se uniram com o objetivo de desenvolver e promover o gerenciamento de identidade aberta.
OpenID é uma tecnologia gratuita que visa simplificar a experiência do internauta ao eliminar a necessidade de múltiplos nomes de usuário em sites da internet e permitir que tenha mais controle e propriedade de suas identidades digitais. Ela permite que os internautas convertam um dos seus identificadores digitais existentes ? como a URL do seu blog pessoal ? em uma conta OpenID, que, então, pode ser usada como login em qualquer website que suporte esse padrão.
Atualmente, mais de 10 mil websites suportam logins OpenID e a estimativa é de que existam 350 milhões de URLs habilitadas por OpenID. ?Com o apoio dos membros da diretoria corporativa, a OpenID Foundation poderá continuar a promover e proteger a tecnologia e sua comunidade daqui por diante?, afirmou Bill Washburn, diretor executivo da OpenID Foundation.