Mercado corporativo de comunicação de dados cresce quase 7% no país

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Após enfrentar um período de grandes dificuldades iniciado no fim da década de 90, com o estouro da bolha nas áreas de TI e Telecom e a super oferta de capacidade de redes de transmissão, o mercado brasileiro de comunicação de dados corporativo se expandiu nos últimos quatro anos, atingindo um faturamento de R$ 9,3 bilhões em 2007, o que significa um aumento de 6,8% em relação ao ano anterior. O crescimento foi liderado principalmente pelos serviços de valor agregado como gerenciamento de redes WAN (externas) e internacionais, bem como pelas soluções para pequenas e médias empresas.

A análise faz parte de estudo recente da IDC que avalia os serviços de rede corporativos e observa como principal tendência, a partir de 2003, a migração de redes legadas X.25, ATM e Frame Relay para soluções IP VPN MPLS (Multiprotocol Label Switching). Segundo o analista sênior de telecom da IDC, Alex Zago, ?o crescimento na área de comunicação de dados foi estimulado pelo desenvolvimento tecnológico e a adoção em massa das soluções IP, que tornaram a relação custo-benefício dos equipamentos de rede e serviços de conectividade e gerenciamento cada vez mais atraente para os usuários finais?.

Outra tendência registrada pelo analista foi a adoção de soluções LAN-to-LAN baseadas na tecnologia Metro Ethernet. ?Em 2007, essas soluções apresentaram o segundo maior crescimento do mercado e, mesmo abaixo das expectativas, perderam apenas para as soluções IP VPN MPLS. A adoção ocorreu principalmente nas empresas que migraram suas redes legadas baseadas em clear channel?, afirma Zago.

No ano passado, a competição entrou definitivamente na fase de serviços completos impulsionados pelo protocolo IP, deixando para trás a guerrilha de preços baseada na venda de conectividade. Hoje, segundo a IDC, muitas operadoras vendem soluções de comunicação que incluem integração das redes (WAN, LAN e de telefonia), operação e gerenciamento e serviços adicionais sobre IP como hosted, segurança, videoconferência, VoIP, entre outros.

Outra tendência observada foi a maior concentração dos competidores. Desde 2001 o número de provedores de serviços de comunicação de dados corporativos diminuiu 39%. Apesar disso, as consolidações mais recentes, ocorridas entre 2005 e 2007, tendem a elevar a competição. Provedores como a BT, Global Crossing, GVT e CTBC fizeram aquisições estratégicas e passaram a operar redes próprias em diversas regiões do país, o que deverá aumentar significativamente a competitividade dessas empresas.

Apesar disso, grandes provedores como Embratel, Brasil Telecom, Oi e Telefônica seguem líderes absolutos do mercado, concentrando cerca de 90% das receitas do setor.

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