A Nokia e o Google fecharam um acordo que permitirá aos usuários de celulares da fabricante finlandesa utilizar o mecanismo de buscas para fazer pesquisas na internet, a partir de seus aparelhos. A Nokia já mantém parceria semelhante com o Yahoo! e a Microsoft em todo o mundo, e com o Baidu, maior site de buscas na internet da China, e o Yandex na Rússia.
"A oferta de opções para nossos consumidores é um componente importante na estratégia de serviços de internet da Nokia", enfatizou Ilkka Raiskinen, vice-presidente da Nokia para software e serviços, em declaração ao jornal The New York Times, durante o Mobile World Congress, que acontece até esta quinta-feira (14/2) em Barcelona, na Espanha.
O mecanismo de buscas do Google será incorporado, num primeiro momento, aos modelos de aparelhos mais sofisticados e, mais à frente, aos telefones voltados para o chamado mercado de massa, em mais de cem países, segundo adiantou a Nokia.
Para alguns analistas, o acordo é parte da estratégia da Nokia para não perder participação no mercado de telefonia móvel. ?Isso parece um pouco uma jogada defensiva com a chegada do Android, plataforma de código aberto desenvolvida pelo Google e que funcionará com um sistema operacional para celulares, prevista para o segundo semestre.", disse a analista do Gartner, Carolina Milanesi. "Embora a Nokia não possa forçar a adoção da plataforma, ela quer mostrar que está trabalhando com o Google para oferecer aos consumidores o que eles querem."
O Google tem previsão de lançar o Android ainda neste ano. A plataforma concorre com sistemas para celulares como Nokia S60, o Windows Mobile, da Microsoft, e o sistema Symbian.
A busca do Google poderá ser acessada por meio de aplicativos de busca próprios da Nokia e, inicialmente, estará disponível em quatro novos celulares multimídia da fabricante. Nokia oferece os aplicativos de busca em 40 modelos de aparelhos.