Cotec vai analisar prazos de renovação e validação de certificados digitais

0

A Comissão Técnica Executiva (Cotec) do Comitê Gestor da ICP-Brasil começou a elaborar estudo sobre os prazos de renovação e validação dos certificados digitais. Além disso, o grupo vai revisar o termo de titularidade – documento assinado pelo titular do certificado digital onde são estabelecidas as condições de uso do certificado.
A proposta feita pelo presidente do Instituto Nacional da Tecnologia da Informação (ITI) e secretário executivo do Comitê Gestor, Renato Martini, propôs que o ITI faça uma minuta com as alterações dos requisitos mínimos, com a consulta das Autoridades Certificadoras (ACs), e envie para a Cotec para análise. "Faremos uma revisão dos requisitos mínimos do termo de titularidade tendo como alvo os benefícios para o cidadão e para as ACs", destacou Martini.
Em reunião realizada na terça-feira, 10, o Comitê Gestor analisou a posição da Secretaria de Direito Econômico sobre o enquadramento do Sistema Nacional de Certificação Digital no decreto 6.523, de 31 de julho de 2008, que fixa as normas gerais sobre o serviço de atendimento ao consumidor (SAC). O procurador-chefe da Procuradoria Federal Especializada do ITI, André Garcia, disse que participou de reuniões junto à Secretaria de Direito Econômico e foi analisado que se o certificado digital é tratado como produto e não como serviço não há obrigatoriedade de submissão aos termos do decreto. Com isso, o Comitê decidiu pela não regulamentação, mas os membros entenderam que o atendimento ao consumidor deve continuar a ser dado por se tratar de uma relação de consumo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.