"A internet é um veículo de propagação de crime. Hoje, através dela [da internet] temos a prática da pedofilia e da aquisição de armas, por exemplo. Ao mesmo tempo que ela é palco de crime, ela também é um instrumento", disse o diretor Escola Superior do Ministério Público da União (Esmpu), Rodrigo Janot, também subprocurador-geral da República, durante a abertura do encontro de autoridades do Brasil e dos Estados para a troca de informações sobre as técnicas de investigação utilizadas nos dois países. As palestras, que começaram na quarta-feira, 11, prosseguem até esta sexta-feira, 13.
O evento faz parte do Projeto Pontes, coordenado pela Esmpu. O objetivo é capacitar promotores, juízes e policiais federais e civis das grandes cidades para o aprimoramento das investigações de crimes virtuais.
Durante a construção do projeto, a organização realizou reuniões para a discussão do cronograma e pesquisou as principais cidades com deficiências nas investigações criminais. Além de Brasília, o encontro será realizado em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Segundo o representante da Embaixada Americana no Brasil, David Brassanine, o encontro traz benefícios para os dois países. "Com essa troca de informações os dois países irão aprender. Mesmo levando em consideração a diferença entre as legislações, as idéias que iremos aprender aqui nós vamos levar para os Estados Unidos", afirmou.
Brassanine disse ainda que esse projeto é o primeiro passo para a realização de parcerias futuras com o Brasil. "Essa é uma oportunidade de intercâmbio que futuramente pode se transformar numa parceria efetiva contra os crimes cibernéticos". Com informações da Agência Brasil.
- Aprimoramento das investigações