Lenovo vai concentrar foco nos mercados emergentes

0

A Lenovo pretende recuperar a participação perdida no mercado mundial de PCs vendendo computadores mais baratos. A estratégia da fabricante chinesa de computadores para isso será aumentar a presença nos principais mercados emergentes, como a Índia e Polônia, segundo informações do Financial Times. "Atenderemos ao segmento low-end com força. Não vamos perder esse mercado", afirmou ao jornal britânico Yang Yuanqing, que substituiu William Amelio como CEO.
O executivo acrescentou que a gestão criará, a cada trimestre, planos detalhados com metas de participação para os principais mercados emergentes. Segundo ele, o objetivo será atuar com ímpeto nos mercados do sudeste da Ásia, Índia, Polônia e Turquia. "Somente esses mercados podem nos proporcionar um crescimento muito acelerado", afirmou Yuanqing.
Analistas avaliam que, com isso, a Lenovo pode estar mudando a sua estratégia de negócios e tirando o foco das marcas premium, que adotou após a aquisição da unidade de PCs da IBM, em 2005, para voltar para seu tradicional modelo de negócio de agressividade nos preços, com o intuito de impulsionar as suas vendas diante da atual crise internacional.
"A característica mais importante da indústria de TI é que ela está mudando com frequência em termos de tecnologia, preços e produtos, e se você quiser obter resultados positivos, tem de se adaptar a essas mudanças. Temos de ser mais rápidos do que nossos concorrentes", frisou Yuanqing.
Com o plano de reestruturação anunciado no mês passado, a Lenovo concentrou suas operações da Ásia-Pacífico na China. Agora, a empresa pretende replicar o sucesso obtido no mercado chinês para o exterior.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.